Russi Taylor, a voz da Minnie desde 1986, morreu na sexta-feira em Glendale, na Califórnia, anunciou a Walt Disney este sábado. A atriz norte-americana tinha 75 anos. Além da companheira do rato Mickey, Taylor deu voz a várias personagens dos DuckTales e dos Simpsons, incluindo ao colega de escola de Bart, Martin Prince.
Nascida em Cambridge, no estado norte-americano Massachusetts, a 4 de maio de 1944, desde pequena que sonhava em trabalhar na Disney. Durante uma visita à Disneyland teve oportunidade de conhecer Walt Disney, a voz original da Minnie e do Mickey. “A certa altura, durante a nossa conversa, ele perguntou-me o que queria ser quando fosse grande, e disse: ‘Quero trabalhar para si!’”, contou Taylor, citada pela empresa.
A oportunidade chegou em 1986, quando foi selecionada de entre um grupo de 200 candidatos para dar voz à Minnie, que há vários anos não tinha diálogos falados. Antes de entrar para a Disney, Taylor trabalhou para a Hanna-Barbera, a produtora responsável por desenhos animados como os Flintstones ou Scooby-Doo. Ao longo da sua vida, participou em várias séries animadas, como Kim Possible, e filmes, como as duas sequelas de Cinderela, em que fez de fada madrinha.
Em 1991, casou com Wayne Allwine, ator que deu voz ao rato Mickey durante 32 anos, desde 1977 até à data da sua morte, em 2009. Em comunicado, a Disney descreveu-os como “inseparáveis”, tal como os seus “equivalentes animados”. Taylor, nomeada “Lenda da Disney” em 2008, esperava que quem sucedesse a si e ao seu marido “gostasse tanto das personagens como nós”.
Bob Iger, CEO da Walt Disney, disse que, com a morte de Russi Taylor, “Minnie perdeu a sua voz”. “Durante 30 anos, a Minnie e a Russi trabalharam juntas para entreter milhões de pessoas no mundo inteiro, numa parceria que tornou a Minnie num ícone global e Russi uma Lenda da Disney adorada por fãs em toda a parte. Estamos muito gratos pelo seu talento pelo seu espírito tremendo e grande alegria que ela trazia para tudo o que ela fazia”, afirmou. Mas Taylor nunca quis ser famosa, como admitiu um dia. “As personagens que interpreto são famosas, e está bem assim para mim.”