Ainda que não seja um nome dado oficialmente, num registo informal, o ator Robert Downey Jr. foi porta-voz do batismo informal que a tripulação da sonda InSight fez. O ator subiu ao palco antes de um concerto da banda no Rose Bowl de Pasadena, nos EUA, para anunciar que a “pedra rolante” homónima da banda de rock, passa a ser conhecida mesmo como “Rolling Stones Rock”. A 26 de novembro de 2018 durante uma aterragem da sonda InSight, a pedra deslocou-se mais ou menos um metro, deixando um sulco na superfície de Marte, o que deu origem ao nome de batismo.

A força criada pela pressão dos propulsores na aterragem fizeram com que a pedra, pouco maior que uma bola de golf tivesse percorrido a distância que, até ao momento, é a maior já vista pela NASA.

Um dos geólogos na missão disse mesmo que “apesar de já ter visto muitas rochas, esta era a mais ‘cool'”, apesar de não figurar em muitos artigos científicos.

Apesar de a atribuição de nomes oficialmente estar reservada para a União Astronómica Internacional, os cientistas que trabalham na NASA em Marte já batizaram informalmente rochas e outras formações geológicas que torna mais fácil a discussão de diferentes objetos e a sua consulta em documentos científicos. Apesar de o nome “Rolling Stones Rock” ser informal, vai aparecer nos mapas que estão a ser utilizados em Marte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na reação à notícia do “batismo” da pedra, a banda de rock diz que esta foi uma “maravilhosa maneira de celebrar a digressão ‘Stones no Filter'”.

“Este é definitivamente um marco na nossa história. Um grande agradecimento a todos na NASA por o terem tornado realidade”.