Ana Paula Serra, administradora do Banco de Portugal desde setembro de 2017 com a pasta de recursos humanos, estatística, contabilidade e controlo e gestão de risco, vai substituir Elisa Ferreira na supervisão dos bancos no Banco de Portugal, avançou o Jornal Negócios. Segundo a deliberação publicada esta quinta-feira em Diário da República, a “vice-governadora Elisa Maria da Costa Guimarães Ferreira [é] substituída, nas suas ausências e impedimentos, pela administradora Ana Paula de Sousa Freitas Madureira Serra”.

Elisa Ferreira foi nomeada como comissária europeia responsável pelo novo mecanismo orçamental para a convergência e competitividade na Zona Euro, além de ter a cargo também os fundos estruturais.

O lugar de vice-governadora continuará, no entretanto, vago até o governo escolher um substituto, o que deverá ser feito após as eleições. As escolhas das pastas para comissão europeia ainda têm de receber a apreciação do Parlamento Europeu, o que acontecerá a 22 de outubro. A tomada de posse dos novos comissários será a 1 de novembro.