789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

Este artigo tem mais de 4 anos

A elétrica foi condenada por abuso de posição dominante na produção de eletricidade. Autoridade da Concorrência diz que consumidores foram prejudicados em 140 milhões. EDP vai recorrer.

i

MIGUEL A. LOPES/LUSA

MIGUEL A. LOPES/LUSA

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula a disponibilidade das barragens para entregar energia ao sistema.

Em causa está uma prática que segundo o regulador terá durado cinco anos, entre 2009 e 2013, e que limitou a oferta de capacidade das centrais a operar ao abrigo do regime CMEC (custos de manutenção do equilíbrio contratual), no qual a remuneração é garantida, para a desviar para centrais que operam em regime de mercado. A AdC acrescenta que esta atuação trouxe um duplo benefício à EDP Produção que se traduziu num prejuízo para os consumidores  calculado em 140 milhões de euros. 

A condenação já suscitou uma reação de Jorge Costa, deputado do Bloco de Esquerda, que foi um dos principais protagonistas na comissão parlamentar de inquérito às rendas na energia que deixa a pergunta ao atual responsável pela pasta da Energia, João Galamba. “O que vai o Governo fazer para garantir a devolução dos 140 milhões de euros aos consumidores”.

A sobrecompensação às centrais da EDP, sobretudo barragens, foi conseguida por duas vias, o aumento do preço da energia devido a serviços mais caros e a uma subida da parcela de custos que é financiada pelas compensações pagas ao abrigo do regime CMEC. Este mecanismo que beneficiou a maioria das centrais da EDP tem sido apontado como uma das principais fontes das chamadas rendas excessivas no setor da eletricidade.

A prática que agora é sancionada só foi possível por causa da existência dos CMEC e porque a EDP tem um posição dominante na produção de eletricidade em Portugal, em particular no que toca a barragens, o que também lhe dá grande força no mercado que gere os serviços de sistema. Algumas das centrais envolvidas nesta investigação estão em processo de venda a investidores internacionais e já perderam o direito à remuneração garantida que era dada pelo CMEC.

A condenação agora conhecida surge já depois do contraditório feito pela empresa após ter sido comunicada a nota de ilicitude em setembro do ano passado. A elétrica anunciou entretanto que vai contestar a decisão para o Tribunal da Concorrência.

Multa da Concorrência. EDP vai recorrer de decisão sem “sustentação factual”

Os serviços de sistema permitem à REN (Rede Elétrica Nacional) assegurar que existe um equilíbrio constante entre oferta e a procura de eletricidade, gerindo os eventuais desvios que resultem da produção de energia face ao consumo. De acordo com a Autoridade da Concorrência, a EDP Produção foi condenada por abuso de posição dominante, na forma de abuso de exploração.

Concorrência acusa EDP de abuso de posição dominante e de causar dano de 140 milhões aos consumidores

Multas de 351 milhões a grandes empresas, banca e seguros

Com a multa à elétrica, que é uma das maiores imposta a apenas uma empresa, a Autoridade da Concorrência deverá registar este ano o maior volume de coimas aplicado e que visaram o setor financeiro e a energia, mas também o negócio das bebidas. Só em quatro processos contra grandes empresas, bancos e seguradoras, a Concorrência aplicou coimas de 351 milhões de euros: 225 milhões a 14 bancos, 54 milhões a quatro seguradoras e 24 milhões de euros à Superbock por fixação de preços mínimos. 

Na calha poderá estar uma nova multa milionária numa investigação cuja nota de ilicitude foi conhecida em março deste ano e que envolve outra vez a Superbock, mas também as grandes cadeias de distribuição, mais uma vez por fixação de preços mínimos.

Concorrência acusa produtores e distribuidores de concertarem preços de Sagres e Super Bock e de prejudicarem consumidores

A maior multa individual de 82 milhões de euros foi imposta à Caixa Geral de Depósitos por ter participado numa troca de informações sobre spreads nos créditos à habitação, consumo e empresas por mais de dez anos. Pela mesma razão o BCP foi multado em 60 milhões de euros, seguindo-se agora a coima da EDP. No entanto, nos casos de multas mais elevadas, quase todos os visados anunciaram a intenção de recorrer da condenação para o Tribunal do Comércio de Santarém.

Suspeitas de manipulação dos preços na eletricidade têm vários anos

As suspeitas sobre a oferta de disponibilidade por parte das barragens da EDP nasceram em 2013 depois de uma averiguação conjunta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e da Autoridade da Concorrência. O secretário de Estado da Energia de então, Artur Trindade, impôs por portaria um limite ao preço a cobrar pelos serviços de sistema, baixando os ganhos da elétrica, a partir desse ano. Ao mesmo tempo, foi dada ordem para a realização de uma auditoria independente à remuneração das centrais da EDP, feita pelo Brattle Group e cujas conclusões foram entregues já ao atual Governo.

Auditoria confirma subida anormal das margens em centrais da EDP entre 2012 e 2013

Esta auditoria, noticiada pelo Observador, apontava para uma subida anormal das margens obtidas pelas barragens da EDP entre 2012 e 2013, e ganhos na ordem dos 70 milhões de euros, mas não era conclusiva quanto a um comportamento deliberado da empresa para obter esses lucros.

O então secretário de Estado, Jorge Seguro Sanches, enviou a auditoria para investigação à Autoridade da Concorrência em 2016 e é dessa iniciativa que resulta a atual condenação. O ex-secretário de Estado da Energia também admitia rever em baixa custo final do ajustamento dos contratos CMEC (custos de manutenção do equilíbrio contratual) a pagar à EDP, em função de uma avaliação mais conclusiva de sobrecompensações obtidas no passado pela empresa nas centrais que operavam neste regime. No entanto, a decisão final passou para o sucessor.

Perante esta multa, o deputado do Bloco de Esquerda Jorge Costa pergunta ao secretário de Estado João Galamba o que tenciona o Governo fazer para garantir a devolução dos 140 milhões de euros que terão sido cobrados em excesso aos consumidores. Num comentário no Facebook, o deputado que foi o principal impulsionador da comissão de inquérito às rendas excessivas na eletricidade lembra as declarações de João Galamba sobre o tema nessa comissão que qualificou de pouco claras. E deixa a seguinte nota. “Se a intenção do governo for fechar este processo com esta multa, então para a EDP o crime compensou”.

A prática incide sobre a banda de regulação secundária, um serviço de sistema prestado pela EDP ao gestor da rede, a REN, e que permite assegurar que existe um equilíbrio constante entre produção e consumo, corrigindo eventuais assimetrias rapidamente. Esse serviço, que consiste numa reserva de disponibilidade para produzir mais ou produzir menos, é remunerado e a fatura vai aos custos gerais do sistema pagos por todos os consumidores de eletricidade.

Num documento de perguntas e respostas sobre o caso, a Concorrência esclarece que o valor da multa de 48 milhões de euros teve em conta vários fatores, entre os quais a dimensão do mercado, a gravidade da prática e os anos em que durou. E adianta que se trata de uma sanção para punir uma prática ilegal da concorrência, não sendo o seu objetivo compensar os consumidores dos prejuízos identificados.

Atualizado às 7h56 desta quinta-feira com a informação de que a EDP vai recorrer da multa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora