Um incêndio deflagrou durante as primeiras horas desta quinta-feira numa fábrica de produtos químicos em Rouen, no norte de França, cobrindo a cidade com uma densa nuvem de fumo negro. Segundo as autoridades locais, existe risco de contaminação do Rio Sena.

O fogo começou pelas 2h40 (1h40 em Lisboa) desta quinta-feira nas instalações da Lubrizol, a cerca de três quilómetros do centro de Rouen. Cerca de 200 bombeiros combatem neste momento as chamas, depois de um perímetro de segurança ter sido estabelecido em torno da fábrica, classificada como local de produção de substâncias perigosas.

Pelas 7h30, o comandante dos bombeiros garantiu à France 24 que as chamas estavam longe de ser combatidas e que esperava receber reforços. Até ao momento, não existe registo de vítimas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Habitantes de 12 localidades aconselhados a não saírem de casa

Apesar de não haver nenhuma razão para as autoridades acreditarem que o fumo é perigoso, foram tomadas algumas medidas de precaução e estão a ser realizados testes à qualidade do ar, noticiou a France 24. Escolas e infantários foram encerrados e os habitantes de 12 localidades aconselhados a não saírem de casa. “Não entrem em pânico, mas temos de ser cautelosos”, disse o ministro do Interior francês, Christophe Castaner.

As causas do incêndio estão a ser investigadas.