Procurando disputar uma clientela em que a Mercedes é rainha e senhora com o CLA, a BMW acaba de apresentar o novo Série 2 Gran Coupé que, apesar da denominação é baseado na plataforma do Série 1, o que significa que a tracção é dianteira, embora haja uma versão com quatro rodas motrizes, e que o motor é transversal e não longitudinal.
Com uma silhueta vincadamente desportiva, o novo coupé de quatro portas será introduzido no mercado já na próxima Primavera, com a marca a indicar que o seu lançamento ocorrerá em Março, com preços que se iniciam nos 31.950€ na Alemanha.
No arranque estarão disponíveis três motorizações, duas delas a gasolina e uma terceira a gasóleo, o 220d de 190 cv, um quatro cilindros tal como o M235i xDrive de 306 cv, sendo o bloco menos possante o 218i de 140 cv, que tem a particularidade de também ser o único a oferecer a possibilidade de ser acoplado a uma caixa manual de seis relações ou a uma transmissão automática de sete velocidades.
Os restantes estão sempre associados a uma caixa automática de oito velocidades. Face ao Série 1 e em igualdade de motorizações, o Gran Coupé da Série 2 consegue anunciar uma maior velocidade máxima, em virtude de ter um Cx menor (0,25 contra 0,26), cortesia de uma secção frontal mais aerodinâmica. Ainda assim, neste particular cede pontos à concorrência, pois o coeficiente aerodinâmico do CLA Coupé fixa-se nos 0,23. Outro aspecto onde o 2 Gran Coupé também não triunfa é no peso, se comparado com o Série 1 que lhe serve de base (1425 kg versus 1365 kg), o que seria de esperar fruto das suas maiores dimensões.
Com 4,53 m de comprimento, 1,80 de largura e 1,42 de altura, o futuro rival do CLA é 21 cm mais comprido que o Série 1 e 1,4 cm mais baixo, mantendo-se praticamente na mesma bitola em termos de largura e de distância entre eixos (2,7 m).
Quanto à bagageira, e mais uma vez tendo presente o “alvo a abater”, o BMW anuncia 430 litros, o que traduz um incremento de 50 litros face à mala do Série 1. Contudo, não o suficiente para chegar aos 460 litros do CLA.
Olhando para o interior, estamos quase perante uma réplica do Série 1, com enfoque no condutor. As semelhanças do Série 2 Gran Coupé com o cinco portas não ficam por aí, já que o equipamento de série e a lista de opcionais têm muito em comum.