Começa a descortinar-se o real impacto da Web Summit na economia em Portugal. Nas duas últimas edições do maior evento de tecnologia e empreendedorismo da Europa (entre 3 e 10 de novembro de 2017 e 2 e 9 de novembro de 2018), os hóspedes da Airbnb gastaram cerca de 50 milhões de euros em Lisboa, segundo dados divulgados esta quinta-feira pela plataforma de alojamento. Os gastos incluem transações em “comércio local, restaurantes e outros serviços”, adianta a empresa, em comunicado.

De acordo com um estudo da Deloitte para a Associação de Turismo de Lisboa, apresentado em fevereiro, o turismo em Lisboa gerou em todo o ano de 2017 mais de 13,7 mil milhões de euros (direta e indiretamente). Só o “Alojamento e Restauração” (que são os principais indicadores medidos agora pela Airbnb) representaram em 2017 mais de 42% (ou cerca de 5.700 milhões de euros) do total.

Os anfitriões da plataforma receberam mais de 72 mil hóspedes (dos 128 mil participantes do evento) nos dias da Web Summit dos últimos dois anos — o que se traduziu em ganhos para os proprietários de quase sete milhões de euros. Os visitantes chegam de vários países (110 no total). “França, EUA, Reino Unido são os principais países emissores de hóspedes”, detalha a Airbnb. Mais de metade dos hóspedes que visitaram a capital durante o evento têm mais de 30 anos. Ficam hospedados, em média, durante quatro noites.

“O número de anfitriões na Airbnb que optam por receber visitantes da Web Summit nas suas casas, tem vindo a aumentar de ano para ano”, afirma Armand Palau, responsável pela área de alojamentos da Airbnb Marketing Services. Apenas cerca de 10% dos anfitriões tinham mais de 60 anos, e metade era do sexo feminino.

Segundo a empresa, os hóspedes procuram, sobretudo, experiências de degustação gastronómica. “No entanto, em 2017, os hóspedes também optaram por explorar a cidade de Lisboa através de passeios de bicicleta organizados e, em 2018, o interesse gastronómico manteve-se, com o workshop de pastel de nata a fazer as delícias dos hóspedes.”

A Web Summit chegou a Portugal em 2016. Este ano, o evento ocorre entre os dias 4 e 7 de novembro.