A região do Minho vai dar uma estreia a Portugal enquanto palco do concurso Internacional European Young Chef Awards (EYCA), no ano de 2020. Esta zona no norte do país vai então reunir os melhores jovens cozinheiros de toda a Europa bem como vários especialistas na área, anúnciou em Rhodes, Grécia, a presidente do International Institute of Gastronomy, Art and Tourism (IGCAT), Diane Dodd.

Com o célebre chef Joan Roca, do icónico restaurante El Celler de Can Roca, como embaixador, este EYCA desafia jovens cozinheiros e cozinheiras a apresentar as receitas tradicionais dos seus países e/ou regiões de forma inovadora e utilizando apenas produtos desses mesmos locais. Cada concorrente tem de escolher uma receita familiar e apoiar-se em agricultores e produtores das suas regiões. “ Fazia todo o sentido escolhermos o Minho. Pela sua cultura gastronómica mas também pela sua capacidade de transformação”, referiu Diane Dodd.

Como terra do bacalhau à minhota, dos rojões e das papas de sarrabulho, o Minho é um dos (vários) grandes polos gastronómicos do país por agregar não só um vasto receituário regional mas também vários produtos autóctones de excelência: “É uma das regiões mais tradicionais da Europa mas, ao mesmo tempo, inspira estes jovens chefes a criarem novas interpretações das suas receitas, com os bons produtos, a variedade de vegetais e os animais que têm. Queremos mostrar e celebrar isso. O EYCA será uma oportunidade para manter a cultura minhota viva”, acrescentou a mesma presidente do IGCAT.

Nos últimos anos têm sido vários os projetos de dinamização gastronómica a florescer no norte minhoto. Depois da região ter ganho, em 2016, o prémio “Região Europeia da Gastronomia”, acolheu o Congresso Internacional de Gastronomia e Património Cultural em 2018 — dois exemplos entre vários possíveis.

Aquela que será a quinta edição do EYCA pretende debruçar-se sobre a temática da importância da herança gastronómica como motor da economia regional, tendo em vista ainda outras temáticas como o turismo sustentável e a produção local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR