A urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai voltar a encerrar este fim de semana, a partir das 20h30 desta sexta-feira até às 8h30 de segunda-feira, informou o centro hospitalar em comunicado, explicando que, “apesar dos esforços realizados, a solução de assegurar as escalas de urgência de pediatria ao fim de semana”, com o apoio da União das Misericórdias Portuguesas, “não se concretizou até à data”.

O serviço de neonatologia e a urgência interna de pediatria funcionarão regularmente, informou esta sexta-feira o Garcia de Orta, dando conta de um reforço do atendimento complementar nos centros de saúde Rainha D. Leonor, em Almada, e Amora, no Seixal, “para garantir o alargamento de outras respostas de saúde neste período”.

Estes centros de saúde estarão abertos entre as 10h e as 17h, no sábado e no domingo, “para atender todos os utentes que, no âmbito pediátrico, necessitem de observação, em situações agudas mas não emergentes”, com médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar. Os utentes que necessitem de recorrer a uma urgência de pediatria, devem dirigir-se ao Hospital de Santa Maria ou ao D. Estefânia.

O serviço de urgência pediátrica esteve fechado na fim de semana passado. Encerrou na sexta-feira, dia 18 de outubro, às 20h30, e só voltou a abrir na segunda-feira, dia 21, de manhã. Estas urgências já tinham estado encerradas por duas vezes durante a noite — na noite de 12 para 13 de outubro (de sábado para domingo) e de 14 para 15 de outubro (de segunda para terça) — por falta de pediatras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Urgência pediátrica do Garcia de Orta. O que se passa? Pode voltar a fechar? Quais os riscos e as soluções?

Nessa terça-feira, o presidente do Conselho de Administração da instituição adiantou que o serviço de urgência estava assegurado até sexta-feira e que estavam a decorrer negociações “com a União das Misericórdias para encontrar soluções para o fim de semana”, referiu Luís Amaro.

Como isso não aconteceu, as urgências pediátricas voltaram a encerrar. Contudo, para minimizar os constrangimentos, foi reforçado o atendimento nos Centros de Saúde Rainha D. Leonor (Almada) e Amora (Seixal) durante o fim de semana “para atender todos os utentes que necessitem de observação no âmbito pediátrico, em situações agudas mas não emergentes”.

Urgências pediátricas do Garcia de Orta voltam a encerrar este fim de semana