O Brasil vendeu 3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) em títulos da sua dívida externa, anunciou o Tesouro Nacional, órgão vinculado ao ministério da Economia.

O governo brasileiro emitiu 500 milhões de dólares (451,2 milhões de euros) em títulos com vencimento para o ano de 2029, e outros 2,5 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) em novas notas com vencimento para 2050.

A informação sobre as emissões e a venda de títulos da dívida externa brasileira foi confirmada na noite de segunda-feira.

O órgão destacou que títulos de dívida externa brasileira tiveram as menores taxas de juro desde 2012, quando o país ainda tinha o selo de “bom pagador” das agências de classificação de risco.

O Tesouro brasileiro também anunciou uma oferta pública para sete séries de títulos com vencimentos que variam de 2027 a 2047.

A venda ocorreu na sequência da aprovação de mudanças no sistema de pagamento de pensões por reforma, projeto que ajudará o Brasil a equilibrar as contas públicas e tornou o país mais atraente para os investidores estrangeiros.

Segundo informações divulgadas pela Bloomberg, a venda também ocorreu num momento em que há um clima otimista no mercado de capitais mundial face à possibilidade de um acordo provisório para terminar a guerra comercial entre Estados Unidos e China, que impulsionou o interesse dos investidores em ativos mais arriscados.

O Brasil havia vendido títulos da divida externa pela última vez em março, quando levantou 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) em papéis com vencimento para 2029.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR