Formando no Sochaux e revelado na Ligue 1 pelo Toulouse, Jérémy Mathieu passou oito anos em Espanha entre Valencia (cinco) e Barcelona (três). Poucos se recordam mas, quando o defesa francês chegou ao Sporting, ainda foi anunciado como um jogador a cumprir “um período de testes”, por forma a contornar questões contratuais e burocráticas. Poucos dias depois, assinou. Pelo currículo, o internacional teria rubricado contrato sem pensar duas vezes; pelo histórico de lesões, o cenário é diferente. E essa foi uma das maiores “vitórias”, as “vitórias que fazem que ainda hoje marque grandes golos muito elogiados. “Que bonito, velhinho”, resumiu Bruno Fernandes.

Mathieu, o grito que fez eco entre o silêncio ensurdecedor de Alvalade (a crónica do Sporting-Portimonense)

Aos 36 anos, Mathieu, que entretanto já renovou uma vez contrato por mais uma temporada, cumpre a terceira época em Alvalade e fez diante do Portimonense o “três em linha”, com três golos apontados em cada uma, naquele que foi o terceiro golo de livre direto de verde e branco fazendo recordar (numa escala menor) os feitos de André Cruz, um dos poucos defesas trintões que chegaram e vingaram em Alvalade este século a par de Phil Babb (que foi campeão com o central brasileiro em 2002 após um ano anterior falhado) e o lateral João Pereira. Outra curiosidade: esta foi a terceira reviravolta do Sporting esta época, a terceira também com Silas no comando.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao todo, o francês passou recentemente a barreira dos 100 jogos oficiais (num total de 103), com 48 encontros em 2017/18, 33 em 2018/19 e 22 na presente temporada. Agora, a dúvida passa sobretudo pelo futuro do defesa, a curto prazo depois de ter saído lesionado, a médio prazo por não saber se continua a jogar e em Alvalade.

Jérémy Mathieu está confirmado: o que valem os defesas trintões por cá?

“O mais importante são os três pontos. A primeira parte foi muito lenta, não sei como explicar. Depois, a segunda acabou por ser um pouco melhor. O mais importante são mesmo os três pontos. Sabíamos que o Sp. Braga tinha empatado e tínhamos de ganhar para chegar ao terceiro lugar”, começou por dizer em espanhol Mathieu na zona de entrevistas rápidas da SportTV, depois de ter sido considerado o MVP do encontro com o Portimonense.

“Golo? Fiquei muito feliz. Treino muito aquele tipo de lances, executo 20/30 bolas paradas no dia antes. Segredo aos 36 anos? Penso que não há nenhum segredo porque quando jogo sou um menino de dez anos. Defendo sempre a camisola que represento e tento fazer o melhor possível”, acrescentou depois, antes de explicar o porquê da saída de campo no decorrer da segunda parte: “”Senti uma picada no tendão de Aquiles. Tive muitos problemas quando joguei no Valencia e posso dizer que agora me está a doer bastante…”.