Fonte do Hospital de São João, no Porto, disse ao Observador que na noite desta segunda-feira uma mãe infetada com Covid-19, internada naquela unidade, teve um filho.

O Observador sabe que tanto a mãe como o bebé estão bem e o primeiro teste ao recém-nascido deu negativo, mas fará outro dentro de 72 horas para confirmar que está livre da doença. Pelo que o Observador conseguiu apurar, a mãe foi infetada pelo pai da criança já na reta final da gravidez e encontra-se internada no Hospital de São João, no Porto, desde segunda-feira. O parto foi normal.

Nuno Clode, presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Medina Materno-Fetal (SPOMMF), assegura, em entrevista ao Observador, que a probabilidade de o bebé contrair o Covid-19 durante o parto ou o período de gestação é baixa. “Não há muitas grávidas conhecidas com o vírus, não deve ultrapassar uma centena. No entanto, como qualquer outra doença infeciosa, o risco nas grávidas é maior. Por isso é que na gripe sazonal as grávidas são um dos públicos de risco e devem também ser vacinadas.”

O médico assegura não existir evidência de que o coronavírus seja transmissível pelo leite materno, sendo apenas passado pelo contacto entre mãe e filho. “É opção da mãe que esse contacto seja ou não estabelecido”, afirma, acrescentando que essa ligação deve ser privilegiada caso a progenitora não apresente sintomas graves, como febre ou tosse intensa.

“A mãe deve evitar o contacto com pessoas doentes, terá que seguir as normas de higiene de forma mais intensa, como lavar frequentemente as mãos, usar luvas e máscara, mesmo durante a amamentação. Caso o contacto com o bebé não possa ser feito, a mãe pode sempre tirar o leite com a bomba”, explica.

Nuno Cledo, presidente da SPOMMF, admite que este parto, realizado no Hospital de São João, pode ter decorrido “como todos os outros”, ainda que com alguns cuidados redobrados no que diz respeito ao material de proteção das vias respiratórias. “No caso do HIV a situação pode ser mais dramática, uma vez que basta uma gotícula de sangue para o vírus ser transmitido. Neste caso não.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR