O Facebook anunciou duas iniciativas na luta global contra a pandemia de coronavírus: às entidades que estão a contribuir para que a rede social diminua a propagação de notícias falsas — e que fazem parte do Poynter Institute’s International Fact-Checking Network (IFCN) –, o Facebook vai doar um milhão de dólares.
Com esta doação, o objetivo da empresa liderada por Mark Zuckerberg é que os parceiros de fact checking mantenham e aumentam o seu nível de trabalho neste período.
No WhatsApp, vai haver um centro de informação feito em parceria com Organização Mundial de Saúde, a UNICEF e as Nações Unidas. O WhatsApp Coronavirus Information Hub vai oferecer orientações os profissionais da saúde, educadores, líderes de comunidades, organizações sem fins lucrativos, governos locais, ou até a empresas que dependem do WhatsApp para comunicar.
O Observador é um dos meios que faz parte do IFCN e que tem uma parceria com o Facebook para ajudar a travar a propagação de notícias falsas.
As 149 informações falsas sobre o coronavírus que já encontrámos nas redes sociais