O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, discursou este domingo para centenas de apoiantes que se aglomeraram em Brasília para pedir uma intervenção militar e o fim do isolamento social face à pandemia do novo coronavírus.

“Nós não queremos negociar nada. Nós queremos é ação pelo Brasil. O que tinha de velho ficou para trás, nós temos um novo Brasil pela frente. (…) Acabou a época da patifaria. É agora o povo no poder”, disse o chefe de Estado à multidão, que levantava faixas em defesa de uma intervenção militar, sem o uso de máscaras ou qualquer proteção contra o coronavírus.

Em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, Bolsonaro subiu para uma carrinha, no dia em que é celebrado o “Dia do Exército”, onde falou para centenas de apoiantes que contrariaram as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e do próprio Ministério da Saúde brasileiro, de evitar aglomerações e consequente disseminação do vírus.

“Todos no Brasil têm de entender que estão submissos à vontade do povo brasileiro. Tenho a certeza, todos nós juramos um dia dar a vida pela pátria. E vamos fazer o que for possível para mudar o destino do Brasil. Chega da velha política”, afirmou, tossindo enquanto discursava, num vídeo que o próprio partilhou nas redes sociais.

Entre as faixas que a multidão erguia, podiam ler-se frases como “intervenção militar já!”, “o povo é quem manda”, “Bolsonaro no poder”, “fechem o Congresso” ou “fora Maia”, em referência ao presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, com quem Bolsonaro se tem confrontado nas últimas semanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os manifestantes pediram ainda o encerramento do Supremo Tribunal Federal e o regresso do “AI-5”, o Ato Institucional nº 5, que foi decretado no Brasil, em 1968, no auge da ditadura militar, e revogou direitos fundamentais e garantias constitucionais com o ‘habeas corpus’, instituiu a censura prévia e também deu ao Presidente o direito de cessar mandatos de parlamentares e intervir em cidades e estados do país.

“Tenho a certeza de que todos nós juramos um dia dar a vida pela pátria. Vamos fazer o que for possível para mudar o destino do Brasil. Chega da velha política. Agora é o Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”, concluiu Bolsonaro, quando a tosse se intensificou.

Esta foi a maior aglomeração de pessoas a contar com a presença do próprio Presidente, desde o início da adoção de medidas contra a pandemia no Brasil. Além de Brasília, ocorreram manifestações contra o isolamento social em diferentes pontos do país, como Salvador, São Paulo e Manaus, segundo a imprensa local.

Apesar de Bolsonaro ser um forte crítico da adoção do isolamento social como medida preventiva face à pandemia de covid-19, e de atacar vários governadores e prefeitos que decretaram esse tipo de ações, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira que estados e municípios podem adotar medidas que considerem necessárias para combater o vírus, impondo uma derrota ao Presidente do país. Na decisão da maioria dos juízes do STF, os governos estaduais e municipais podem determinar temporariamente o isolamento, a quarentena, o encerramento de comércios e a restrição de circulação em portos, aeroportos e estradas.

Os magistrados concordaram ainda que o Governo federal também pode tomar medidas para conter a pandemia, mas em casos de abrangência nacional, não tendo, por isso, poder para retirar a autonomia dos estados e municípios na gestão local. No sábado, o país sul-americano contabilizava 2.347 mortos e 36.599 casos confirmados no novo coronavírus.