A Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai apresentar ao governo um programa para a reindustrialização do tecido empresarial português para o qual pede um financiamento do Estado de 10 mil milhões de euros, avança o Jornal Económico na sua edição semanal impressa. O Programa Estratégico de Dinamização e Modernização da Indústria Portuguesa (PEDIP) já existia antes, mas foi agora redesenhado para um PEDIP 5.0 que já prevê a resposta aos efeitos da pandemia de Covid-19. O presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, disse ao Jornal Económico que o grande objetivo deste plano é “fazer regressar a reindustrialização ao topo da agenda política“.

Luís Miguel Ribeiro diz que esta reindustrialização vai er virada para “os bens de consumo intermédio” de forma a ajudar na recuperação pós-crise, mas também retirar o país “da dependência de países fora da Europa” no acesso a determinados produtos. O próprio primeiro-ministro António Costa revelou na quinta-feira no final do Conselho Europeu que reduzir a dependência de outros mercados é também um dos objetivos a nível europeu.

O financiamento para este programa virá essencialmente dos fundos comunitários, quer do atual quadro (Portugal 20/20, cuja a execução estava no final de 2019 em 45%), quer do próximo orçamento comunitário (Portugal 20/30). A AEP quer assim elevar o peso da indústria para 28% do Valor Acrescentado Bruto total nacional, o que significa um aumento de 10 pontos percentiais ao valor médio registado desde 2010 (18%).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR