O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, disse ao jornal britânico The Independent que Portugal está preparado para o “pior cenário” e que começou a preparar a resposta a dar à Covid-19 “desde o final de janeiro”.

“A resposta nacional ao coronavírus tem sido proporcional, dinâmica e flexível. Isto significa que, desde o final de janeiro, Portugal tem planeado cuidadosamente a sua resposta tendo em conta a situação internacional e a avaliação do risco levada a cabo pelas autoridades de saúde”, disse Sales.

O governante falou em declarações ao The Independent, que esta quarta-feira publica uma reportagem sobre como a “rápida resposta” de Portugal contribuiu para controlar a epidemia no país.

“Como outros países, Portugal está constantemente a aprender com a sua própria experiência e com a experiência de outros países”, acrescentou Sales.

Os primeiros dois casos de Covid-19 em Portugal foram confirmados no dia 2 de março. Antes disso, no final de janeiro, o Governo português organizou, numa operação conjunta a nível europeu, o repatriamento de um grupo de duas dezenas de portugueses vindos da cidade chinesa de Wuhan — onde começou a pandemia —, que ficaram duas semanas em quarentena em Lisboa, não tendo nenhum deles testado positivo para a infeção.

A reportagem do The Independent sublinharque a antecipação na adoção de medidas, aliada a um clima de “cessar-fogo político”, permitiram a Portugal destacar-se na luta contra a pandemia da Covid-19, nomeadamente quando comparado com a situação em Espanha e em Itália.

De acordo com os números mais recentes, já morreram 948 pessoas de Covid-19 em Portugal, num universo de 24.322 casos de infeção confirmados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR