As principais modalidades desportivas dos Estados Unidos podem não voltar à competição na presente temporada. A possibilidade foi avançada por Anthony Fauci, o imunologista que é diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas norte-americano e que tem sido uma das principais caras da resposta do país à Covid-19.

O ponto-chave no regresso ou não de modalidades como o basquetebol, o basebol ou o futebol americano será a capacidade de testagem massiva de jogadores, equipas técnicas e restantes elementos das equipas e de obtenção de resultados rápidos. “A segurança, para os jogadores e para os adeptos, é o trunfo. Se não pudermos garantir essa segurança, então, infelizmente, teremos de dar a má notícia e dizer: ‘Poderemos ter de passar sem este desporto esta temporada”, disse Anthony Fauci ao New York Times, adiantando que várias empresas estão a desenvolver testes rápidos eficazes mas não em quantidade suficiente para assegurar o regresso das principais modalidades.

Várias ligas desportivas norte-americanas consideraram várias opções para regressar à competição durante o mês de abril mas o acelerar da pandemia nos Estados unidos acabou por congelar esses desenvolvimentos. As declarações de Fauci surgem numa altura em que a MLB (a liga de basebol) e a NBA estavam novamente a tentar encontrar formas de recomeçar os treinos e preparar um plano para o regresso dos campeonatos – com ou sem adeptos nas bancadas.

“Se acedermos ao nosso desejo de voltar prematuramente ao normal, podemos colocar-nos novamente no mesmo buraco em que estávamos há algumas semanas”, explicou o imunologista, em resposta às declarações de Donald Trump, que há algum tempo pediu aos dirigentes desportivos para planearem o regresso “o mais depressa possível”. Para Anthony Fauci, o recomeçar da competição deve acontecer gradualmente e com muitas cautelas e as autoridades têm de estar preparadas para responder e recuar num cenário em que os casos voltem a aumentar.

A cara da resposta norte-americana à Covid-19 revelou ainda que é adepto dos Washington Nationals, a equipa de futebol americano, e dos New York Yankees, no basebol, e que só se sentirá confortável em regressar aos estádios quando o nível de novas infeções estiver muito abaixo do atual. “Adorava ter todos os desportos de volta. Mas como responsável sanitário, médico e cientista, tenho de dizer, neste momento, ao olhar para o país, que ainda não estamos preparados para isso”, concluiu Anthony Fauci.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR