Borut Pahor, presidente da Eslovénia, partilhou um vídeo nas redes sociais em que elogia “a determinação, a coragem e a esperança” dos portugueses no combate contra a pandemia da Covid-19. O homólogo português já respondeu “reciprocando os votos” através de uma “mensagem de agradecimento”.

O líder esloveno fez uma comunicação de um minuto, sempre em português, dirigida a Marcelo Rebelo de Sousa e aos “caros amigos portugueses”. “Queria manifestar, em nome de todos os eslovenos, a nossa solidariedade na luta contra o coronavírus”, diz a mensagem.

E prossegue: “Queríamos exprimir a nossa profunda admiração pelo povo português, que nestes tempos difíceis, está a demonstrar a determinação, a coragem e a esperança. A Eslovénia sente toda a sua tristeza, mas está sinceramente feliz pelos seus sucessos”.

Borut Pahor defendeu que a união entre os estados europeus traduzir-se-á uma vitória contra o SARS-CoV-2: “Vai ficar tudo bem”, terminou o presidente da Eslovénia no vídeo partilhado esta quarta-feira no Twitter.

Já ao longo da tarde, Marcelo Rebelo de Sousa publicou uma nota de agradecimento na página oficial da Presidência portuguesa: “Reciprocando os votos do Presidente da Eslovénia, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou ainda a importância dos laços que unem os dois países, bem como da cooperação e solidariedade internacional para fazer face a uma epidemia que a todos afeta”.