Trendy Market
Sábado e domingo
Para quem não perde uma oportunidade para ir às compras: parece que a moda dos mercados online já pegou. O próximo na agenda é o Trendy Market e junta mais de 120 expositores numa única plataforma, durante dois dias. A iniciativa é mensal e teve origem no concelho de Oeiras. A sua natureza local permite-lhe privilegiar as pequenos produtores e empreendedores, que agora mais do que nunca precisão de uma alavanca nos seus negócios. Moda, joalharia, plantas, decoração, cosmética e estacionário são as secções abrangidas por mais de uma centena de marcas. Esta edição arranca às 10h de sábado e decorre até às 22h de domingo.
Europa Film Fest
A partir de sexta-feira e até 21 de maio
Para cinéfilos inveterados: a Filmin Portugal, plataforma de streaming dedicada ao cinema europeu e de autor, recebe uma programação que assinala os 70 anos do primeiro passo dado para a criação da União Europeia. O ciclo é de acesso gratuito e, durante uma semana, disponibiliza dezenas de filmes ao público, ao alcance de um mero registo. O programa arranca já esta sexta-feira com oito fitas, entre elas “Deus Existe, o Seu Nome é Petrunya”, vencedor do Prémio Lux de cinema do Parlamento Europeu em 2019 e ainda “Mustang”, filme de 2015, realizado por Deniz Gamze Ergüven.
Aruki Friends & Family
Entregas em Lisboa
Para quem não acha graça a comer sushi sozinho: este restaurante com serviço de entregas lançou um novo menu para até quatro pessoas. O objetivo é que, mesmo em casas diferentes, familiares e amigos possam partilhar uma refeição, ligados pelas novas tecnologias, mas também pelos sabores que têm no prato. O Aruki Friends & Family inclui entrada, prato principal, bebida e gelado e tem um preço de 79 euros (para quatro pessoas).
Movement Project
Sábado, das 18h30 às 20h
Para quem não gosta de ficar parado: já ouviu falar no Movement? Tiago Martins, o primeiro professor desta prática em Portugal, pode estar à distância, mas continua ativo. Todos os sábados, ao fim da tarde, recorre ao Zoom para dar uma aula que, desde o início da quarentena, já chegou a juntar 70 pessoas em torno destes movimentos que parecem ser uma mistura de dança contemporânea e locomoção animal. As inscrições podem ser feitas através de e-mail, para tiago.fmartins@yahoo.com, e tem um valor de seis euros.
Ninguém Dorme Live Set
Sábado, a partir das 16h
Para dançar noite e dia: muitos DJs e discotecas têm apostado em diretos cheio de ritmo e energia. Agora, Progressivu, um músico e DJ português, vai mais longe e propõe-se a dar música à quarentena durante 24 horas seguidas. A proeza está marcada para este sábado, a partir das 16h, e vai contar com alguns convidados, entre eles Ana Moura, Jel, DJ Riot e Pedro Mafama. Habituado a passar música fora de casa, nas noites Na Surra e em pistas como o Lux Frágil, o Musicbox e o Maus Hábitos, Progressivu atua agora a partir de casa. O set pode ser visto em direto, a partir da conta do DJ no Twitch. Quem quiser assistir, vai poder deixar alguma contribuição através de MB WAY, PayPal ou IBAN.
O Pato faz 10 anos
Até ao final do mês
Para fãs de ilustração: a editora portuguesa Pato Lógico está de parabéns e para assinalar o seu 10º aniversário as prendas vão mesmo para os leitores. Até ao final do mês de maio, há 35% de desconto numa seleção de livros na loja online. São 27 títulos e clássicos como “Domingo Vamos à Luz”, escrito por José Jorge Letria e ilustrado por André Letria, publicado em 2010, e “São Paulo”, editado no ano passado, de Andrés Sandoval.
Dia Internacional da Família nas pizzarias Luzzo
Sexta-feira
Para comer pizza em família: a Luzzo preparou uma campanha a pensar nesta iguaria como o prato da partilha. Os restaurantes podem ainda estar fechados, mas em todas as encomendas feitas, esta sexta-feira, ao serviço de take-away, são oferecidas as entradas e as bebidas. A oferta — uma entrada e de uma bebida na compra de duas pizzas — vigora em qualquer um dos 17 restaurantes em funcionamento, em Lisboa e no Porto, mas também em Guimarães, Figueira da Foz, Alverca, Loulé e Tavira.
Concurso Tronos de Santo António 2020
Inscrições até às 18h de dia 2 de junho
Para quem tem jeito para trabalhos manuais: o concurso acontece, pela primeira vez, em formato digital. Os Tronos de Santo António podem ser uma tradição lisboeta, mas este ano a competição abre-se a todo o país. A estrutura deve pôr à prova a criatividade de cada de um. Devem privilegiar-se os materiais reciclados na hora de decorar e, claro, não pode faltar o próprio do santo no topo da estrutura. O formulário de inscrição está disponível no site do Museu de Lisboa e o prazo termina às 18h de dia 2 de junho. Depois do concurso, haverá uma exposição, também digital, a partir de 13 de junho, onde serão anunciados os três vencedores. Ao contrário dos anos anteriores, os três irão receber um prémio monetário, no valor de 500 euros cada.
“Nunca mais acaba sábado” é a versão para os tempos de isolamento de “Nunca mais é sábado”, a rubrica que reúne as melhores sugestões para aproveitar o fim de semana.