Já teve alta a única criança até agora diagnosticada em Portugal com sintomas semelhantes aos da doença de Kawasaki associados à Covid-19, uma ligação que tem intrigado a comunidade médica por todo o mundo e que ainda não tem explicações claras. Trata-se do único caso português entre 322 casos identificados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) em vários países do mundo — com França, os EUA e o Reino Unido a reportarem várias dezenas de casos cada um.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também procura provas sobre a ligação entre a Covid-19 e a doença de Kawasaki, O presidente da entidade, Tedros Adhanom Gjebreyesus, refere que as hipóteses iniciais indicam que essa síndrome pode estar ligada à Covid-19″, sublinhando que o estudo desta relação “é crítico e urgente”. Por isso, o líder da OMS apelou a “todos os médicos do mundo para que trabalhem com as suas autoridades nacionais e com a OMS para estarem alerta e melhor se compreender esta síndrome nas crianças”.

Desde há semanas que várias crianças infetadas com a Covid-19 por todo o mundo têm vindo a desenvolver sintomas compatíveis com uma doença rara, a doença de Kawasaki, que se manifesta através de um quadro inflamatório grave que afeta as veias coronárias e o coração das crianças mais pequenas. A esta doença associa-se o surgimento de manchas na pele, um sintoma que tem surgido em várias crianças infetadas com Covid-19 ou que, não estando infetadas, testaram positivo para a presença de anticorpos. Diferentes estudos, ainda que preliminares, têm identificado ligações entre a infeção pelo coronavírus e este quadro clínico.

Embora muitas crianças que estiveram em contacto com o coronavírus estejam a desenvolver estes sintomas, os médicos não conseguem ainda comprovar que se trata efetivamente da doença de Kawasaki ou de uma outra síndrome por identificar. Mas a doença misteriosa está a causar fatalidades: esta sexta-feira, soube-se que uma criança morreu em França com estes sintomas; no último sábado, o governador do estado de Nova Iorque anunciava a morte de duas crianças e de um adolescente com os mesmos sintomas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Novo mistério: doença rara parece estar associada a Covid-19 nas crianças. E haverá um caso em Portugal

Esta sexta-feira, na habitual conferência de imprensa diária sobre a evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou que o país reportou um caso para as estatísticas internacionais. Trata-se de uma criança de 13 anos que foi submetida a um teste serológico, tendo testado positivo para a presença de anticorpos específicos para o coronavírus, embora o teste de diagnóstico à Covid-19 tenha dado negativo.

“Relativamente à síndrome inflamatória que está a ser descrita como sendo parecida com a síndrome da Kawasaki, ou tendo algumas características parecidas em crianças, como sabem nós tivemos um caso, de que temos falado. Esse caso já apareceu nas estatísticas internacionais do ECDC, que foram hoje publicadas. Portugal reportou internacionalmente esse caso. Felizmente, foi uma criança que evoluiu bem, tanto quanto sabemos já teve alta“, afirmou Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde referia-se a um relatório publicado esta sexta-feira por aquele organismo europeu sobre os casos identificados no espaço europeu e na América do Norte. No documento, o ECDC reconhece que têm sido identificados casos em diversos países de crianças com sintomas que se assemelham a uma mistura entre os sintomas próprios da doença de Kawasaki e os sintomas próprios da síndrome do choque tóxico.

“À data, ainda não foi estabelecida uma associação entre a infeção pelo SARS-CoV-2 [coronavírus] e este novo quadro clínico de inflamação multissistémica, mas é plausível que exista uma associação”, dizem os especialistas do ECDC. Por isso, foi decidido que os países da União Europeia deveriam passar a reportar ao ECDC os casos que identifiquem com estes sintomas nos seus sistemas de saúde, com o objetivo de “fortalecer o conhecimento sobre esta condição rara e permitir uma melhor análise destes casos“.

De acordo com aquele relatório, França é neste momento o país onde se registam mais casos, tendo o país reportado 125 situações de crianças que tiveram aqueles sintomas. Entre elas, pelo menos 65 já tiveram um teste positivo para a Covid-19, enquanto outras 19 estão enquadradas em casos suspeitos de possível contacto com o vírus, 29 aguardam os resultados dos testes e 16 encontram-se numa situação desconhecia relativamente ao vírus. Em França já morreu uma criança.

Nos Estados Unidos, há 86 casos relatados, dos quais 85 estão no estado de Nova Iorque — o mais afetado pela pandemia da Covid-19. Grande parte das crianças em questão testaram positivo para a infeção pelo coronavírus. No país, morreram três menores com estes sintomas, e o relatório esclarece que há mais duas mortes sob investigação que podem vir a ser somadas a esta estatística. O crescimento desta doença tem vindo a preocupar as autoridades: antes da pandemia, a taxa de incidência daquela doença nos Estados Unidos era de 0,3 casos por mês; entre março e abril deste ano, foram 10 casos de sintomas reportados por mês.

Novo estudo associa Covid-19 a doença rara em crianças

Também no Reino Unido a doença está a preocupar a comunidade médica. Embora o relatório dê conta de 48 casos de crianças com aqueles sintomas, a BBC fala já em perto de 100 menores hospitalizados com sintomas semelhantes aos da doença de Kawasaki. Também aqui a esmagadora maioria das crianças testou positivo para a infeção ou, pelo menos, para o contacto com o vírus.

O caso português é uma criança de 13 anos cuja situação foi inicialmente reportada no dia 4 de maio. Segundo o relatório, esta criança fez testes serológicos, que permitiram identificar a presença de anticorpos específicos do coronavírus, o que significa que teria estado em contacto com o vírus — apesar de ter testado negativo no teste que fez para diagnosticar a infeção Covid-19.

Ainda de acordo com o relatório, a criança registou uma febre elevada acima dos 39ºC, conjuntivite, dores no peito e no abdómen e lesões na pele consistentes com a doença de Kawasaki. Foram feitos exames a estas lesões na pele, cujos resultados ainda são aguardados. Apesar de ter testado negativo, quando fez um raio-x ao peito, foi-lhe identificada uma pneumonia de Covid-19 grave.

Segundo explicou esta sexta-feira a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, este foi o único caso do género que surgiu em Portugal. “Estamos atentos nos serviços de pediatria, estamos prontos para não só diagnosticar como para tratar”, assegurou a responsável.