791kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Comissão Parlamentar

PCP

Comissão de Transparência: PCP não elege deputado 

Comissão Parlamentar de Transparência: PCP e CDS-PP não elegem nenhum deputado; IL, BE e Livre elegem um deputado cada um.
Parlamento

PSD vai ter seis presidentes em comissões

As presidências das comissões parlamentares são sempre distribuídas de forma proporcional. O PSD vai ter seis presidências de comissões parlamentares, o PS terá cinco e o Chega três.
Assembleia Da República

AR: PSD lidera 6 comissões, PS 5 e Chega preside 3

O PSD tem as comissões de Assuntos Constitucionais, Europeus, Agricultura, Ambiente e Energia, Economia e Transparência e ao PS Negócios Estrangeiros, Orçamento e Finanças, Saúde, Trabalho e Cultura.
Escolas

Petição contra manuais digitais debatida na AR

Os subscritores sustentam que crianças e adolescentes já passam tempo excessivo em frente a ecrãs e dizem que aprender através de um ecrã diminui a capacidade de leitura, de atenção e de memorização.
Media

CEO da Global Media afinal disponível para audição

CEO da Global Media, José Paulo Fafe, reviu a sua posição e está disponível para audição parlamentar, após "ter tomado conhecimento de uma série de afirmações" nas audições sobre a situação do grupo.
Identidade de Género

Deputados aprovam proposta que prevê "nome neutro"

Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou uma proposta que permitirá escolher "nome neutro", eliminando obrigatoriedade de nomes próprios terem de ser identificados com sexo masculino ou feminino.
Assembleia Da República

AR cria Comissão contra Discriminação Racial

A criação da Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial foi aprovada, em votação final global, com os votos a favor de PS, PSD, PCP, BE e Livre. IL absteve-se e Chega votou contra.
Política

Comissão vai reunir-se com Transparência

Os deputados da comissão parlamentar vão reunir-se com a presidente da Entidade para a Transparência, encontro que se justifica com a articulação entre ambos, mas ainda com data ainda por definir.
Comissão Parlamentar

Ministro da Saúde vai ser ouvido no Parlamento

Deputados da comissão de Saúde votaram outro requerimento apresentado pelo Chega "para o desenvolvimento da estratégia de comunicação da Direção Executiva" do SNS que foi rejeitado pelo PS.
Noticiário

19h. Educação. Chega quer apreciação parlamentar

Mesmo que Marcelo Rebele de Sousa promulgue o decreto. O partido Chega vai também propor a constituição de um grupo de trabalho na Assembleia da República.
Noticiário

6h. TAP. CPI discute e vota hoje relatório final

Em análise está o texto preliminar da relatora socialista Ana Paula Bernardo e as propostas de alteração apresentadas pelo PS, Chega, PCP e Bloco de Esquerda.
Noticiário

2h. CPI à TAP. Duarte Cordeiro apoia Adão e Silva

O Ministro do Ambiente apoia Pedro Adão e Silva nas críticas à CPI e afirma que subscreve o Ministro da Cultura relativamente ao facto de "os ministros terem opinião e deverem expressar a opinião”.
Noticiário

5h. Relatório CPI. Último dia para alterações

O relatório conclui que "não se registam situações com relevância que evidenciem uma prática de interferência na gestão corrente da TAP por parte das tutelas".
Noticiário

10h. CPI. BE insiste: PM tem de tirar conclusões

Pedro Filipe Soares diz que, nesta fase, o período de reflexão do primeiro-ministro chegou ao fim. Ainda neste jornal, FNAM diz que a participação na greve dos médicos está a ser elevada.
Noticiário

9h. CPI. Chega não se revê nas conclusões

O deputado Filipe Melo acredita que se trata de um relatório do Partido Socialista e não da Comissão. Ainda neste jornal, a reação do Bloco de Esquerda às conclusões do relatório.
PSD

PSD quer que lei seja discutida em mais comissões

O PSD defende que a proposta do Governo que altera os estatutos de 12 ordens profissionais deve ser discutida em mais comissões parlamentares além da comissão do Trabalho.
Noticiário

3h. PAN quer comissão para fiscalizar as secretas

Foi apresentado hoje um projeto de lei que pretende impedir antigos primeiros-ministros, ou ministros de algumas pastas, no Conselho de Fiscalização das secretas.
Resposta Pronta

"Hugo Mendes passou batatas quentes a Pedro Nuno"

Ainda assim, "são unha e carne": "as respostas vão no mesmo sentido que as de Pedro Nuno Santos irão". A análise de Alexandra Machado, editora de economia à audição de Hugo Mendes na CPI à TAP.
Explicador

O que falta saber sobre a tutela política da TAP?

Grande repórter do Observador Ana Suspiro diz que "resta saber se a TAP foi prejudicada para benefício de Neeleman". Refere que "é preciso saber quem é que fez o quê e com conhecimento de quem" na CPI
Noticiário

8h. Novas tabelas IRS. Há quem fique prejudicado

O objetivo das novas tabelas é aumentar o salário líquido mas há quem fique prejudicado. Ainda neste jornal, atual Secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, é hoje ouvido na CPI à TAP.
Noticiário

6h. TAP. Secretário de Estado das Finanças ouvido

João Nuno Mendes coordenou o grupo de trabalho criado para negociar do auxílio de emergência à TAP em 2020. Ainda neste jornal, onda de violência no Senegal faz nove mortes.
Noticiário

21h. MNE da Ucrânia pede apoio de Portugal

Recebido por João Gomes Cravinho e Helena Carreiras, Dmytro Kuleba pediu que Portugal participe numa coligação internacional de formação de pilotos e fornecimento de caças de combate modernos.
Atualidade

As contradições entre Pinheiro e Galamba

A verdade será só uma, mas temos ouvido múltiplas versões. Entre agressões, notas escondidas e ameaças, sobram contradições que os últimos dias na comissão de inquérito à TAP ajudaram a expor.
Noticiário

13h. PR:"Prestígio das instituições é fundamental"

Presidente da República não falou sobre a situação política nem sobre o que tem saído da CPI, mas deixou recados. Ainda, 4 crianças desaparecidas na Amazónia após queda de avioneta.
TAP

Audição a Frederico Pinheiro transmitida em direto

As audições da Comissão de Inquérito à TAP ao ex-adjunto do Ministro das Infraestruturas, Frederico Pinheiro e ao ministro João Galamba vão ser transmitidas em direto pela Rádio Observador.
Resposta Pronta

Caso Galamba? "Temos o PM remetido ao silêncio"

Inês Sousa Real diz que é obrigatório esclarecer este tema. A líder do PAN acrescenta que o caso "vai além" da Comissão Parlamentar de Inquérito. "Estão em causa os direitos fundamentais do cidadão".
TAP

PS acusa Montenegro de "abuso de poder"

Depois de o presidente do PSD ter acusado o Governo de desobediência perante a comissão parlamentar de inquérito à TAP, o líder parlamentar do PS diz que falta "sentido de Estado" a Montenegro.
TAP

TAPitô

Ficarei muito desgostoso se venderam a TAP à Lufthansa. Não me apetece nada ter de aprender alemão para poder assistir às peripécias da TAP nas comissões de inquérito do Bundestag.
Partido Chega

Chega propõe comissão de inquérito a dados do RASI

O Chega vai propor uma comissão de inquérito ao Relatório Anual de Segurança Interna e quer saber se o Governo "tem tido interferência" nos dados que divulgados.
Guerra na Ucrânia

PS rejeita comissão parlamentar do Chega

Eurico Brilhante Dias diz que está em curso a obtenção de esclarecimentos sobre o acolhimento de refugiados, recusando a proposta do Chega para a realização de uma comissão parlamentar de inquérito.
Guerra na Ucrânia

Há deputados a querer congelar relação com Duma

Dez deputados do PS e do PSD querem também extinguir o Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Rússia.
André Ventura

Aprovado levantamento de imunidade a André Ventura

O Ministério Público pediu à Assembleia da República o levantamento da imunidade parlamentar do deputado único e líder do Chega, para que possa ser constituído arguido por difamação agravada.
Comissão Parlamentar

Projeto-lei de proteção de denunciantes aprovada

A comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias aprovou a proposta de lei sobre a proteção dos denunciantes que transpõe uma diretiva europeia.
Comissão Parlamentar

Operação Miríade. Ministro da defesa ouvido

A Comissão Parlamentar de Defesa vai abordar a omissão da Operação Miríade a Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas.
Forças de Segurança

Aprovada utilização de bodycams pelos polícias

A comissão parlamentar onde se discutiu o uso de câmaras nos uniformes pelas forças de segurança aprovou a proposta do PS, com votos favoráveis do PSD, CDS-PP e Chega, e vai a votação final.
Partidos e Movimentos

Aprovado texto de substituição anticorrupção

Entre os aspetos mais discutidos da proposta de lei esteve o tema das penas acessórias para os titulares de cargos políticos que cometam crime “punido com pena de prisão superior a três anos".
Comissão Parlamentar

Fernando Pimenta denuncia atletas a recibos verde

"A maioria dos atletas estão com contratos de prestação de serviços, a recibos verdes, por um ou dois anos e outros nem contrato têm. Correm pelo amor aos clubes e às suas camisolas."
Comissão Parlamentar

PSD critica falta de objetividade da ARS LVT

Deputado do PSD lembrou Administração Regional de Saúde LVT que deveriam dar respostas enquanto especialistas e não políticas, e pediu que fossem objetivos sobre o futuro do Hospital de Setúbal.
Trabalho

AR aprova discussão sobre trabalho suplementar

As iniciativas do PCP e BE seguem agora para debate em comissão parlamentar. Os partidos de esquerda pretendem repor o pagamento do trabalho suplementar e do descanso compensatório, cortados em 2012.
Comissão Parlamentar

Bairros ilegais baixam à comissão parlamentar

Proposta para a regularização dos bairros em situação ilegal fica 60 dias sem votação. AR foi consensual na necessidade de alargar por cerca de três anos os prazos de reconversão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora