Há antenas de muitos tipos, desde que as que se destinam a receber informações até às que somente emitem. Durante anos, as únicas antenas num automóvel eram telescópicas em metal, que nos obrigavam a “estendê-las” para melhor captar as ondas de rádio, para depois as recolhermos quando estacionávamos, isto para quem ainda não usufruía das versões eléctricas. Porém, as crescentes necessidades de comunicação dos diferentes sistemas do veículo fizeram disparar o número de antenas, ainda que, felizmente, na maioria das vezes, estejam escondidas dentro da carroçaria.

Ainda que a média dos automóveis modernos possua 10 antenas, o novo Seat Leon inclui 16

Um dos automóveis mais recentes do mercado é o novo Seat Leon, que revela nesta geração tudo o que de melhor o Grupo Volkswagen tem para oferecer neste segmento, que é o mais vendido na Europa e o segundo no mercado nacional. É claro que lá está a antena que conduz a informação até ao tradicional rádio, invisível à vista por estar instalada dentro do tablier. Mas está longe de estar só, pois o construtor espanhol juntou-a com outras 15.

A pequena barbatana de tubarão que existe no tejadilho surpreende pela quantidade de antenas que incorpora

O vídeo que a Seat divulgou passa em revista todas essas antenas e a maioria é, no mínimo, surpreendente. Mas é de destacar as que permitem as ligações wifi e 4G, Bluetooth e o sistema de navegação. Isto além da antena que comunica com a chave para destrancar automaticamente as portas quando nos aproximamos. Até a pequena barbatana de tubarão colocada na traseira do tejadilho, que é a única antena visível, inclui muito mais do que apenas um destes dispositivos. Mas o melhor é ver o vídeo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR