O Ministério da Saúde espanhol comunicou esta quarta-feira um total de 27.128 mortes no país devido à pandemia de Covid-19, mais um do que o número de terça-feira. Há ainda o registo 63 pessoas cujo óbito ocorreu nos últimos sete dias.

Segundo os números divulgados, há 219 novos casos diagnosticados com a doença, elevando para 240.326 o total de infetados desde o início da pandemia.

Os dados diários indicam ainda que já passaram pelos hospitais 124.013 pessoas com a Covid-19, tendo dado entrada na última semana 221.

Os serviços sanitários espanhóis recebem diariamente os números notificados pelas 17 comunidades autónomas do país que também fazem acertos em relação aos comunicados nos dias anteriores, o que tem levado a discrepâncias nos totais apresentados.

“A validação individual dos casos está em curso, pelo que pode haver discrepâncias em relação à notificação agregada dos dias anteriores”, avisam os serviços sanitários espanhóis.

Espanha vai prolongar por mais duas semanas, de 7 até 20 de junho, o estado de emergência em vigor desde 15 de março último.

A proposta deverá ser ao final da tarde desta quarta-feira pelo parlamento depois de o governo minoritário ter garantido os apoios suficientes de outros partidos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 380 mil mortos e infetou quase 6,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Para combater a pandemia, os governos mandaram para casa 4,5 mil milhões de pessoas (mais de metade da população do planeta), paralisando setores inteiros da economia mundial, num “grande confinamento” que vários países já começaram a aliviar face à diminuição dos novos contágios.