O Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica vai realizar esta sexta-feira, entre as 14h30 e as 18h30, mais uma “Cimeira das Democracias“, este ano dedicada ao tema “A Aliança Transatlântica e os Desafios à Democracia”. A iniciativa conta com o apoio do Gabinete do Parlamento Europeu (que atribui a uma escola/equipa o Prémio Euroscola) e este ano realiza-se, pela primeira vez, por videoconferência, devido à pandemia da Covid-19.

Esta é já a oitava cimeira realizada pela instituição, que junta todos os anos cerca de 300 alunos de Escolas Secundárias de Norte a Sul do país, que são divididos em equipas que representam “Delegações” de diferentes Estados. O objetivo passa por criar um dia de debate sobre a Democracia, no qual “os delegados apresentam uma ‘Declaração de Estado’ e debatem os temas em foco escutando os pontos de vista de outros”, tentando chegar através do diálogo a um consenso.

No final, o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa atribui a uma equipa de alunos o Prémio Euroscola, que consiste numa viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

A cimeira é aberta a todos e pode ser seguida através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98870559128.