A Nova SBE prevê reabrir as portas do campus de Carcavelos, em Cascais, às aulas presenciais já em setembro – mas, diz a universidade, a experiência dos últimos meses, com o ensino à distância, vai ser aproveitada para aliar o ensino presencial a uma maior componente de e-learning. Para dar maiores garantias de segurança aos alunos e professores, a faculdade recebeu o selo de segurança “Covid out“, atribuído pelo ISQ.

Em comunicado de imprensa, Daniel Traça, Dean da Nova SBE, comentou: “Os acontecimentos dos últimos meses obrigaram-nos a repensar a nossa abordagem ao ensino, assumindo que nunca nada será como era dantes. Embarcámos, assim, numa transformação digital a par e passo com o resto do mundo, mas continuando a defender e a acreditar no ensino presencial”.

Desde a semana de 22 a 26 de junho que a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e, em particular, a Formação de Executivos da Nova SBE, já recomeçou com algumas atividades presenciais no Campus de Carcavelos. Mas a reabertura total prevê-se para o próximo ano letivo, que começa em setembro, e a Nova SBE diz em comunicado de imprensa ser a primeira business school em Portugal a receber esse “selo” do ISQ, que certifica a tomada de medidas de segurança e higiene para prevenir os riscos de contágio da Covid-19.

Foi efetuada a avaliação da eficácia das medidas pela Nova SBE implementadas que permitem controlar a transmissão do SARS- CoV-2 e assegurar que os locais estão seguros, através da monitorização e implementação do Plano de reabertura do nosso Campus de Carcavelos. Uma das medidas já definidas passa pelo encerramento do Campus aos domingos para limpeza e desinfeção total”, diz Daniel Traça, ao Observador.

O responsável diz que “a Nova SBE preparou um plano de contingência no âmbito do plano geral adotado pela universidade e em total concertação com a DGS, levando em consideração os mais avançados procedimentos de segurança e medidas de prevenção existentes e que decorrem das mais recentes conclusões científicas. Em caso de infeção, este é, de imediato, acionado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Além disso, os alunos terão um acompanhamento por parte da Nova SBE no esclarecimento de quaisquer dúvidas, o acesso à realização de testes serológicos gratuitos para toda a sua comunidade e um trabalho conjunto com as autoridades de saúde pública e das direções regionais de saúde”, diz Daniel Traça, acrescentando que “estamos também a estudar a possibilidade de a Comunidade Nova SBE poder realizar testes à Covid-19 a um custo mais baixo”.

Os planos da Nova SBE vêm em linha com a intenção manifestada há algumas semanas pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), que defendeu o regresso às aulas presenciais em setembro mas também o desenvolvimento do ensino à distância. Os reitores consideraram essencial ter os estudantes de volta aos campus: “As universidades só cumprem plenamente a sua missão com atividades presenciais”, afirma Fontainhas Fernandes, presidente do CRUP e reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Reitores querem aulas presenciais em setembro e ação social para mais alunos