Foi uma espécie de tabu que nasceu após a derrota do Benfica na Madeira frente ao Marítimo, que coincidiu com a saída de Bruno Lage do comando técnico dos encarnados. Nasceu mas praticamente não existiu porque, logo nesse dia, percebeu-se que Luís Filipe Vieira queria sobretudo deixar um alerta para os perigos que o clube corria num possível regresso ao passado tantas vezes referido quando a situação das águias fica um pouco mais turbulenta – e foi isso que algumas fontes revelaram ao Observador, incluindo quem esteve desde sempre ao lado do número 1. Esta noite de terça-feira veio a confirmação do fim do tabu que quase não existiu.

Opositores aumentam críticas mas reflexão de Vieira não coloca em causa ida às urnas nas próximas eleições

Num encontro com os órgãos sociais do Benfica, Luís Filipe Vieira sublinhou que será candidato nas próximas eleições do clube, correndo assim a um sexto mandato ao cargo que ocupa desde 2003, quando suceder no cargo a Manuel Vilarinho. A informação foi avançada pelo jornal A Bola e confirmada pelo Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Como devem imaginar, a família benfiquista neste momento está demasiado… Mas devemos dizer que tudo fizemos e demos para na realidade sermos felizes este ano. Não fomos e é importante dizer algo que tenho sentido e que não vale a pena esconder: o único culpado sou eu e não vale a pena esconder. Mas quero dizer outras duas coisas importantes: só foi possível chegarmos aqui porque tivemos estabilidade, que para conquistarmos um bi estivemos 31 anos, para conquistarmos um tri estivemos 39 anos e conquistámos um tetra que nunca tínhamos conquistado”, disse Luís Filipe Vieira em conferência de imprensa após a derrota na Madeira.

Bruno Lage coloca lugar à disposição, Vieira aceita saída e chega-se à frente: “O único culpado sou eu”

“Isto só se faz com muito amor, paixão, profissionalismo e determinação. Era importante dizer mais uma coisa: quem acabou em 2000 com aquilo no clube foram os benfiquistas. Se há aqueles que hoje estão a festejar a derrota do Benfica, quero dizer que na minha vida nunca verguei a nada e quando tomar a decisão não vou vergar. Vou falar com a minha família e espero tomar uma decisão quando chegar a Lisboa. É com profundo sentimento benfiquista que digo: não deixem voltar o passado porque fomos nós todos que demos cabo do Benfica mas é muito difícil fazer depois o que fizemos em 20 anos em termos desportivos, de infraestruturas e financeiros. Sou o único culpado, não há mais culpados. Fui eu. No final do jogo, o nosso treinador, com elevação, colocou o lugar à disposição. Disse que não achava que não tivesse qualidade ou capacidade para dar a volta mas que sabia que que toda a gente queria que fosse embora. Atenção: uma derrota não é o desespero de ninguém”, acrescentou.

Benfica aceita condições e aperta cerco a Jesus. Vieira aposta no ex-técnico como trunfo eleitoral (e “terceira via” ganha peso)

De referir ainda que as eleições do Benfica estão marcadas para outubro. Nesta altura, e além de Luís Filipe Vieira, também Rui Gomes da Silva prepara uma candidatura (e já começou a trabalhar nisso em termos práticos) e Bruno Costa Carvalho anunciou o mesmo propósito – tendo avançado hoje que José Manuel Barão das Neves, sócio há mais de 50 anos, será o seu candidato à liderança da Mesa da Assembleia Geral. Em paralelo, existe o movimento que reúne figuras de vários quadrantes da sociedade que tem estado em conversações à procura de uma figura que se enquadre num perfil diferente e que possa promover uma mudança de paradigma na liderança.

Rui Gomes da Silva desafia Vieira: “Serei candidato a Presidente do Benfica para acabar com esta vergonha”

Ao Observador, e após esse jogo do Marítimo, uma das fontes contactadas levantara a possibilidade de, no limite, haver uma antecipação do sufrágio, o que choca com os timings da próxima época caso a equipa termine em segundo lugar: com quatro jogos do Campeonato por disputar e a final da Taça de Portugal com o FC Porto a 1 de agosto, o que deve colocar o início da Primeira Liga a meio de setembro, na semana seguinte aos dois primeiros jogos da Seleção na Liga das Nações (Croácia em casa no dia 5, Suécia fora no dia 8), a terceira pré-eliminatória da Champions joga-se a 15/16 de setembro, seguindo-se nas semanas seguintes o playoff para a fase de grupos.