A explosão de Beirute parou o mundo, interrompeu momentos e destruiu vidas, mas numa casa devastada pelo impacto a música não parou. Rodeada de destroços da sua própria habitação, uma mulher idosa continuou a tocar ao piano – uma forma de, nas palavras da sua neta, “superar a dor”, segundo a ABC News que divulgou o vídeo. Nele, é possível ver a idosa sentada ao piano da sua casa na capital libanesa parcialmente destruída a tocar “Auld Lang Syne” – uma momento que lembra a cena do filme Titanic em que os músicos continuaram a tocar enquanto o barco afundava.

Noutros pontos da cidade, a vida não prosseguiu da mesma forma.  A jovem Israa Seblani, por exemplo, posava para uma sessão fotográfica no dia de seu casamento, quando a explosão aconteceu. No vídeo, vê-se a noiva a sorrir para a câmara e a mostrar o seu vestido, quando se ouve um estrondo que faz mudar por completo o tom do vídeo: a jovem tropeça, foge e a sessão de fotos do casamento dá lugar a imagens das ruas destruídas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No meio do desastre, uma história de sobrevivência e esperança surge em Beirute: a de um bebé que nasceu quando o hospital onde a mãe dava à luz foi atingido pela onda de impacto espalhada pela explosão por toda a cidade. O pai, Eddy Khnaisser, filmava a entrada da mulher Emma no bloco de partos e acabou por captar o momento em que o hospital foi atingido pela força das explosões no porto da cidade.

Numa publicação no Facebook, Eddy Khnaisser avança que toda a família está bem e agradece à equipa médica, que rapidamente se reorganizou para trazer ao mundo o bebé George: “Ontem, o meu filho George nasceu sob uma explosão catastrófica! Foi uma loucura! Não acreditei que saímos vivos. A minha mulher está ótima e o bebé George está incrível!”.

A publicação inclui fotografias do parto. Numa delas, a equipa médica usa a lanterna de um telemóvel para vigiar a operação enquanto, lá fora, a fachada do edifício está danificada pela onda de impacto. Noutra imagem, uma enfermeira ausculta a criança numa sala destruída junto a uma janela que permite espreitar o pânico na rua.

Yesterday My son George was Born under a catostraphic blast! It was crazy! I did not believe we came out alive. My wife…

Posted by Eddy Khnaisser on Wednesday, August 5, 2020

Há outras fotografias a marcar as histórias vindas de Beirute: a imagem de uma enfermeira libanesa com três recém-nascidos nos braços no Hospital Al Roum em Beirute, no meio de destroços, pouco depois das explosões que atingiram a zona portuária de Beirute está a ficar viral na internet. Leia mais aqui em baixo.

Enfermeira salva três recém-nascidos das explosões em Beirute. Foto está a ser muito partilhada na internet

Também se tornou viral a história de uma empregada de limpeza que salvou uma criança assim que o edifício onde trabalhava foi atingido pela grande explosão. O vídeo do momento, que pode ver aqui em baixo, foi partilhado no Twitter por Luna Safwan, jornalista libanesa.

“A trabalhadora emigrante agarra a criança e salva-a dos vidros e janelas partidas quando a segunda grande explosão eclodiu em Beirute. Ela nem pensou. Os trabalhadores emigrantes merecem melhor no Líbano. Esta mulher é uma heroína”, descreveu Luna Safwan.

Ao mesmo tempo, uma jornalista da BBC News da Arábia, Maryam Toumi, fazia uma entrevista por videochamada, quando o escritório onde se encontrava foi atingido pela explosão. No vídeo divulgado pela própria BBC, vê-se a jornalista a refugiar-se debaixo da mesa para se proteger, enquanto o entrevistado fica em choque, sem saber o que estava a acontecer.

Noutro vídeo tornado viral, pode ver-se uma mulher com três crianças a observar a primeira explosão de longe à janela. De repente, o apartamento é completamente destruído pela onda de impacto produzido pela segunda detonação — um lembrete de que, mesmo que se veja uma explosão a larga distância, o melhor é afastar-se das janelas o mais que puder.

Enquanto a mulher paralisa com duas das crianças ao colo, o rapaz que tinha ficado mais próximo à janela manteve o sangue frio e levantou-se rapidamente. Queixando-se de dores na cabeça e levando as mãos ao peito, chama insistentemente pela mulher e encaminha toda a gente para fora da sala. Veja o vídeo.

O balanço de vítimas mortais já vai em 137, até ao momento. Uma grande explosão, acompanhada por outras de menores dimensões, atingiu a cidade de Beirute, capital do Líbano, na tarde de terça-feira. A onda de impacto provocada pela explosão espalhou-se ao longo da zona portuária e afetou todas as infraestruturas num raio de pelo menos cinco quilómetros.

Acidente ou ataque (que fez pelo menos 135 vítimas)? Na dúvida, muitos habitantes já começaram a deixar Beirute