A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira considerou esta sexta-feira que todos estão em perigo “quando a extrema-direita se sente impune”, alertando que as ameaças racistas começam pelos “bodes-expiatórios” até atingir “o coração da democracia”.

“Estamos todas e todos em situação de perigo quando a extrema-direita se sente impune”, declarou a deputada Joacine Katar Moreira, uma das visadas num e-mail com ameaças enviado esta semana à associação SOS Racismo.

Numa declaração à agência Lusa, a deputada alertou que as ameaças antidemocráticas e de cariz racista “começam sempre pelos bodes-expiatórios até atingir o coração da democracia, capturando as suas instituições”.

A História já nos provou que não podemos ser cúmplices, com o nosso silêncio, passividade e morosidade, dos ataques àqueles que constituem os alvos mais fáceis da nossa sociedade”, apontou Katar Moreira.

A deputada não-inscrita considerou ainda que luta contra o racismo “exige posicionamentos políticos inequívocos em defesa dos Direitos Humanos” por parte dos dirigentes e representantes políticos e de toda a sociedade. Salientando ser alvo deste tipo de ameaças e tentativas de intimidação desde a sua eleição em 2019, Joacine considera que ainda há tempo para “lutar por uma sociedade mais justa, mais igualitária, que reforce — e não fira de morte — os valores democráticos”.

Foi para isso que fui eleita e é este o meu compromisso político, imune a quaisquer ameaças ou condicionamentos”, vincou.

Joacine deixou um apelo ao Governo para que “seja célere” na adoção das iniciativas legislativas aprovadas na última sessão legislativa de combate ao racismo — da autoria da deputada, do BE e do PS.  “Mais do que nunca precisamos de sinais concretos de que temos o Estado do nosso lado no combate contra tudo o que não dignifique a democracia e não contribua para o ambiente de justiça social”, apelou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR