Em junho de 2019, ainda na ressaca da derrota com Portugal na final da Liga das Nações, Donny Van de Beek não sabia como ia ser o futuro. “Não sei o que vai ser o meu futuro, não posso falar sobre isso ainda. Tenho contrato com o Ajax e estou muito feliz”, disse o médio holandês ao Observador, na zona mista do Estádio do Dragão. Pretendido, na altura, por Chelsea, Barcelona e Real Madrid, a aposta mais forte ia para a saída, aliando-se aos antigos colegas De Jong e De Ligt que deixaram o Ajax e partiram rumo aos catalães e à Juventus. Van de Beek, porém, ficou. Mas só mais um ano.

Van de Beek dentro das quatro linhas, Donny fora delas: “Acho que a Holanda pode voltar a lutar por finais”

Esta quarta-feira, o Manchester United anunciou oficialmente a contratação do médio de 23 anos, que deixa o Ajax depois de ter realizado toda a formação no clube de Amesterdão e que também estava na agenda de Ronald Koeman no Barcelona. Internacional holandês atualmente ao serviço da seleção, a preparar os jogos da Liga das Nações, Van de Beek acaba por receber com um ano de retroativos a recompensa pela temporada extraordinária que realizou em 2019/20. Para além de ter chegado com a Holanda de Koeman à final da Liga das Nações, o médio foi um dos elementos preponderantes — a par de De Jong, De Ligt, Ziyech e companhia — na campanha surpreendente do Ajax na Liga dos Campeões. A equipa de Erik ten Hag só caiu nas meias-finais e graças a uma reviravolta histórica do Tottenham de Pochettino, sendo que afastou o Real Madrid ao longo do percurso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em conjunto, novamente, com De Jong e De Ligt mas também com Bergwjin, Van Dijk, Wijnaldum e Depay, Van de Beek faz parte de uma nova geração de jogadores holandeses que está a colocar o país novamente no topo do futebol europeu. Agora, junta-se a Bruno Fernandes e Paul Pogba no meio-campo do Manchester United e fortalece o setor intermédio da equipa de Solskjaer: com o jogador português a ter lugar cativo numa posição mais solta, atrás da referência ofensiva, o médio holandês deve juntar-se ao francês alguns metros atrás, em alternativa a Matic, e completar um trio de luxo nos red devils. Na época passada, o jogador fez 10 golos ao longo de 37 jogos em todas as competições e sagrou-se campeão holandês depois de o Campeonato ter terminado prematuramente devido à pandemia.

O acordo entre Manchester United e Ajax ficou fechado nos 39 milhões de euros, sendo que os ingleses comprometeram-se a pagar uns adicionais cinco milhões caso Van de Beek realize todas as cláusulas pré-definidas. O holandês é assim o primeiro reforço do United para a próxima temporada, sendo que o Ajax perde mais uma das referências da equipa para Inglaterra, depois de Ziyech ter saído para o Chelsea.

“Não consigo explicar quão incrível é a oportunidade de me juntar a um clube com uma história tão fantástica. Gostaria de agradecer a todos no Ajax. Cresci lá e terei sempre um laço especial com o clube. Estou preparado para dar o novo passo na minha carreira e jogar ao mais alto nível, e não há padrão mais elevado do que o Manchester United. Todos me disseram quão fantástica é a atmosfera é em Old Trafford, e estou ansioso por vivê-la”, disse  Van de Beek aos meios oficiais do clube inglês.