Com a segunda vaga da Covid-19 a atingir vários países, o número de novos casos aumenta de dia para dia. Diariamente há novos recordes diários. Esta quinta-feira, o recorde foi registado a nível mundial. Mais de 400 mil novos casos de infeção por Covid-19 foram registados em todo o mundo só na quinta-feira — é um novo recorde de acordo com a contabilização feita pela agência AFP esta sexta-feira a partir de relatórios fornecidos pelas autoridades de saúde, citada pelo Le Figaro.

Feitas as contas, um total de 404.758 novas infeções foram registadas na quinta-feira. Um número perto deste tinha sido registado no final de abril, altura em que 401.285 novas infeções surgiram num só dia. Também esta quinta-feira morreram 6.086 pessoas vítimas do novo coronavírus — um número que está longe de ser um recorde diário uma vez que já se registaram números muito superiores desde o início da pandemia.

Europa e vários países europeus com recordes de novas infeções. Espanha com o pior dia da segunda vaga

Também esta quinta-feira, a Europa registou o número máximo de casos identificados desde o início da pandemia, com mais de 150 mil novos casos no continente. Itália registou 10.010 novas infeções nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde. É o maior aumento diário de casos desde o início da pandemia e um aumento de 13% em relação ao dia anterior de 8.804.

O boletim das autoridades de saúde italianas dá ainda conta de mais 55 mortes relacionadas com a Covid-19, uma descida face ao dia anterior em que morreram 83 pessoas. No que diz respeito aos números de vítimas mortais, estes são muito menores do que os registados em Itália em março e abril, quando se chegaram a atingir as mais de 900 mortes.

A Alemanha registou mais 7.334 novos casos de Covid-19 em 24 horas, uma subida de 1.096 comparativamente à passada quinta-feira. É o maior aumento diário desde o início da pandemia — e é também o segundo dia consecutivo que bate recorde de novas infeções. O país registou ainda 24 mortes.

A Suíça registou esta quinta-feira 3.105 novos casos da Covid-19, batendo um novo recorde de infeções diárias. O país de 8,5 milhões de habitantes registou ainda cinco mortos resultantes da doença, segundo o Ministério de Saúde. As autoridades suíças dão assim conta de 74.442 infeções por Covid-19 e registaram 1.823 mortos, desde o início da pandemia.

A República Checa, país que já foi considerado um exemplo no combate à pandemia, registou 9.720 novos casos nas últimas  24 horas. É o segundo recorde consecutivo de novos casos no país. Morreram ainda 58 pessoas de Covid-19, informa o Ministério da Saúde checo. Desde o início da pandemia, a República Checa registou 149.010 casos de Covid-19 e 1.230 mortes.

Já Espanha registou nas últimas 24 horas mais 15.186 novos casos e 222 mortes. Não é um recorde, mas é, segundo o El Español, o pior dia da pandemia da segunda vaga da Covid-19 em Espanha.