O Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio conquistou, pela segunda vez, o título de “SUV do Ano” no concurso anualmente organizado pela revista Auto Zeitung, conceituada publicação da especialidade alemã, há mais de 50 anos no mercado. Esta não foi a primeira vez que o SUV transalpino “cilindrou” a concorrência, pois já há dois anos o Stelvio Quadrifloglio arrebatou o galardão, que agora volta a levar para casa com o MY2020.

SUV há muitos. Mas os alemães preferem o italiano

Em concreto, a mais recente versão do topo de gama bateu 10 adversários, onde se incluíam “os mais potentes SUV das principais marcas”. Numa competição organizada na Alemanha, os alemães – que tradicionalmente valorizam os fabricantes locais – preferiram o Stelvio Quadrifoglio aos rivais Audi RS Q8, BMW X6 M Competition, Mercedes AMG GLC 63 S+, Volkswagen Touareg V8 e, até mesmo, o Porsche Cayenne GTS. A atribuição deste prémio tem ainda mais significado quando se sabe que, na contenda, estavam igualmente propostas bem mais onerosas, nomeadamente o Bentley Bentayga V8 e o Lamborghini Urus, o último claramente um SUV de vocação mais desportiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lamborghini Urus prova que é um “canhão” na Nazaré

O Dodge Durango SRT, o Ford Explorer e o Maserati Levante Trofeo foram os outros perdedores para o Stelvio Quadrifloglio, cuja versão MY2020 passou a incluir sistemas de ajuda ao condutor que possibilitam condução autónoma de nível 2 e o mais recente sistema de infoentretenimento com ecrã de 8,8”. Contudo, o maior argumento a favor do SUV italiano continua a ser o facto de montar um motor a gasolina V6 biturbo desenvolvido com o know-how da Ferrari, cujos 510 cv lhe permitem ir de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atingir 283 km/h de velocidade máxima. Este desempenho, beneficiado por uma distribuição do peso ideal (praticamente 50/50 entre os eixos dianteiro e traseiro), é apoiado por um cocktail de tecnologia, pois o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio conta com suspensão activa com controlo de amortecedores electrónico, controlo de condução Pro Dynamic Alfa D.N.A. com modo “Race”, sistema de travagem Brembo e tracção integral de controlo electrónico Q4 Alfa. Tudo isto explica que, pouco depois de ter sido lançado, o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio tenha estabelecido o recorde de volta mais rápida para um SUV de produção em série na lendária Nordschleife do circuito de Nürburgring.