A ideia romântica de sair de casa para percorrer um caminho verde, longe dos barulhos da cidade, não encaixa na realidade de muitos amantes de desporto ao ar livre — nem tem de encaixar. Nas cidades, há uma série de trails por descobrir que não ficam atrás daqueles que encontramos fora delas. E quanto à confusão ou ao barulho da cidade: podemos sempre fugir deles para “dentro” (não é esse, afinal, o propósito?).

A corrida todo o terreno, também conhecida como trail, é um desporto que consiste em correr por trilhos de caminhos secundários, com subidas e descidas exigentes, sempre fora dos circuitos tradicionais de corrida. Quando se fala em trail, a tendência é imaginar um cenário montanhoso e pacífico, mas a verdade é que nas cidades há opções igualmente desafiantes e prazerosas, para fazer a correr ou a andar em passo acelerado, de forma competitiva ou simplesmente por passatempo. Pelo meio, deixam-se os pensamentos em suspenso, dá-se vida ao corpo e descobrem-se lugares bonitos e pouco conhecidos.

Deixamos-lhe alguns trilhos urbanos, por algumas cidades de norte a sul do país. Vai experimentar?

Almada

Distância: 9,16 Km
Começando no Parque da Paz, desce-se até ao rio, paralelamente aos acessos da Ponte 25 de Abril, a dois passos do Cristo Rei; passa-se o Jardim do Rio e segue-se até ao Cais do Ginjal; já em Cacilhas, o caminho de regresso ao ponto de partida é feito pela enorme Avenida da Aliança Povo MFA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este percurso pode também ser feito no sentido contrário ao indicado. As duas subidas de nível prometem acordar até as pernas mais sonolentas.

Bragança

Distância: 6,55 km

Revisitar a cidade através da corrida é o que se pretende. O ponto de partida é o parque Pólis junto do ribeiro, seguindo-se em direção à Capela de Nossa Senhora e depois, pelo Bairro dos Batocos, até à “Estrada do Turismo”, de onde se veem o castelo, a cidadela e a parte mais antiga de Bragança. Passa-se à porta da Capela de Santa Rita e continua-se em volta larga, pelo castelo e a fonte do Canhão, até ao parque Pólis. Um percurso com um desnível de 207 metros.

Coimbra

Distância: 23, 32 km

Entre as margens do Rio Mondego, há um percurso por desbravar. Com início a sudeste da cidade, na Portela do Mondego, sobe-se a Avenida Fernando Namora, depois a Elísio de Moura, seguindo-se a Vicente Pindela. Em Chão do Bispo, penetra-se a mancha verde em trilhos cheios de subidas e descidas até à praia fluvial de Palheiros e Zorro. Atravessa-se o rio em direção à Rua da Liberdade e, numa volta bem larga, regressa-se paralelamente à Estrada da Beira até ao ponto de partida.

Os mais de 23 quilómetros contam ainda com um desnível de mais 1150 metros, pelo que é fundamental levar mantimentos para esta aventura.

São João da Madeira

Distância: 21 km

O trail tem início no Parque Urbano do Rio Ul, passando depois por Pedra Má, Milheirós de Poiares e a sua praia fluvial, Vilarinho. Já junto a São Mamede, retorna-se ao ponto de partida, cruzando novamente a A32 e regressando a São João da Madeira. Um percurso com um desnível de mais de 700 metros de altitude para descobrir.

Sagres

Distância: 16,88 km

A maioria do percurso é feito junto ao mar, com paisagens paradisíacas. O trilho começa no centro de Sagres, na Rua da Taipa, desce em direção à praia do Tonel e depois à do Beliche. Segue-se o farol do Cabo de São Vicente e o regresso ao ponto de partida é feito por dentro, pelo verde, cruzando a nacional 268. Conte com um caminho com um desnível de 255 metros.

Equipar-se a rigor

Os atletas de primeira viagem devem ter em conta uma regra de ouro: garantir a segurança. Para ganhar quilómetros e não mazelas, é preciso levar: bastante água, de preferência em cantis próprios que mantenham a temperatura baixa; comida nutritiva e prática, como é o caso das barras proteicas; um telemóvel com a bateria carregada, para tirar fotografias aqui e ali, mas principalmente para chamar ajuda em caso de emergência; vestuário leve e fresco, sem costuras ou etiquetas interiores que possam apertar ou irritar a pele (incluindo meias); e, muito importante, calçado próprio para o efeito, que garanta boa tração, aderência, amortecimento, apoio e estabilidade.

A primeira sapatilha de trail da New Balance, a Trail 355, foi lançada em 1977. Nas últimas quatro décadas, a marca tornou-se especialista em calçado para atividades desportivas ao ar livre, e, em 2020, volta a apresentar uma coleção pensada para atividades outdoor que combina tecnologia de ponta com um design inovador.

A All Terrain da New Balance foi desenhada a pensar nos atletas de cidade — aqueles que procuram opções versáteis, confortáveis e bonitas, que tanto lhes permitam ir para o escritório como ir correr ao final do dia. Além de t-shirts, pullovers de malhas, calças, casacos e acessórios, destacam-se ainda as sapatilhas desta coleção, que contam com um sistema de amortecimento na entressola que garante uma performance com maior conforto e maior segurança.

Descubra a coleção na galeria de imagens abaixo:

6 fotos