Um deslizamento de terras provocou pelo menos sete mortos, esta sexta-feira, no município de Nejapa, em El Salvador. De acordo com o ministro do Interior do país, Mario Duran, há ainda 35 pessoas soterradas e mais de 60 casas destruídas.
En conjunto, todas las instituciones del Sistema Nacional de @PROCIVILSV trabajamos por rescatar a las víctimas.
Se estima que hay 35 personas desaparecidas en los cuatro kilómetros afectados por el deslave. pic.twitter.com/O7RXneBAd8
— Mario Durán (@marioduran) October 30, 2020
Segundo uma testemunha, citada pela Reuters, “por volta das 23h [5h em Lisboa] houve um trovão” e de seguida sentiu-se “como se houvesse um terramoto” na vila de Los Angelitos.
O deslizamento aconteceu depois de a vila, situada a cerca de 17 quilómetros da capital San Salvador, ter sido atingida por fortes chuvas durante a noite. Os serviços de Proteção Civil confirmaram a abertura de uma fenda na terra com cerca de quatro quilómetros de profundidade, varrendo lama, pedras e troncos. Entre os mortos, há duas crianças.
No local, estão cerca de 350 pessoas a ajudar na busca pelos desaparecidos e a prestar auxílio aos afetados pelo deslizamento de terras.
Son cerca de 350 personas que se encuentran desplegadas en Nejapa, ayudando en las labores de rescate y atención a los afectados. pic.twitter.com/EQuR4MG9X9
— Gobierno de El Salvador ???????? (@Gobierno_SV) October 30, 2020