A decisão do PS deverá ser tomada na Comissão Nacional de sábado, mas Ascenso Simões decidiu não esperar pela indicação do partido e já comunicou ao secretário-geral socialista, António Costa, que votará no candidato comunista João Ferreira. Ascenso Simões justifica numa publicação no Facebook que se trata”de um apoio muito pensado e que resulta de uma avaliação do que está em causa em janeiro próximo”.

Isabel Moreira declara apoio ao candidato do PCP João Ferreira, um “democrata, avesso a populismos”

“[João] Ferreira tem uma visão da função presidencial muito semelhante à minha e o voto nesta candidatura é, também, uma apreciação do valor da pluralidade da nossa democracia nestes tempos duros”, escreveu o deputado socialista no Facebook acrescentando que comunicou na quinta-feira a João Ferreira o seu apoio.

Ao Público, Ascenso Simões diz ainda que não apoia Marcelo Rebelo de Sousa “por ser um presidente que tem uma visão miguelista dos poderes presidenciais” acrescentando que Marcelo “está numa permanente ultrapassagem dos poderes presidenciais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ascenso Simões soma-se assim aos votos já anunciados no PCP da deputada Isabel Moreira e à vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Paula Marques (eleita nas listas do PS no grupo Cidadãos por Lisboa).