O Governo atualizou a lista dos concelhos com risco elevado de propagação do novo coronavírus e que vão estar sujeitos a regras mais apertadas de restrição. Dos 121 subiram para 191 concelhos — saíram 7 e entraram 77 –, com uma média de mais de 240 casos por 100 mil habitantes registados nos últimos 14 dias, o critério usado pela União Europeia. Veja a lista atualizada aqui em baixo.
Setenta e sete destes concelhos não constavam na lista publicada há duas semanas após o Conselho de Ministros de 31 de outubro, que impunha novas limitações entre 4 e 15 de novembro. As regras passam a aplicar-se a partir das 00h00 desta segunda-feira, dia 16.
Outros sete concelhos que estivam incluídos na primeira lista definida pelo Governo foram retirados com a atualização desta quinta-feira, deixando de ter de cumprir as limitações às 00h00 deste dia 13. Já não obedecem aos critérios definidos: o número proporcional de casos e a proximidade com concelhos numa situação epidemiológica de alto risco. São eles:
Como o número de casos, os 240 mil por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, é diferente de concelho para concelho — o primeiro-ministro disse mesmo que há concelhos com mais de 4 mil casos, mas os dados ainda não foram revelados desde que foram anunciadas as primeiras medidas, a 31 de outubro –, a ministra da Saúde está a estudar medidas diferenciadas (e mais apertadas) para os concelhos mais afetados e com maior risco.