As unidades de cuidados intensivos dos hospitais da Região Norte do país estão com uma taxa de ocupação de 91%, enquanto a média do país está nos 86%. Se os números do novo coronavírus continuarem a crescer, deixará de haver capacidade de resposta dentro de cinco dias, avança o diretor de Medicina Intensiva do Hospital de São João ao Jornal de Notícias na edição impressa desta segunda-feira.

Estamos numa zona que preocupa e, se nada ocorrer, em cinco dias a totalidade das camas de Medicina Intensiva destinada a Covid-19 na ARS Norte ficará esgotada”, afirmou ao jornal José Artur Paiva.

Já em Lisboa, o diretor do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Santa Maria, reconhece que estão “quase em esgotamento de recursos”. No entanto, ambos os diretores negam que os hospitais estejam a selecionar doentes por falta de capacidade de resposta.

A agência Lusa confirmou que, entre sexta-feira e sábado, o Hospital de S. José, em Lisboa, recebeu cinco doentes dos hospitais de Penafiel, Pedro Hispano, em Matosinhos, de Bragança e de Guimarães.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hospital de São João esgotou a capacidade de resposta a doentes que precisem de ECMO

No mais recente boletim da situação epidemiológica em Portugal, divulgado no domingo, dos 6.035 novos casos registados, 4.022 foram contabilizados na Região Norte e 1.269 em Lisboa e Vale do Tejo. Há 2.929 infetados internados em enfermarias e 415 internados em unidades de cuidados intensivos.