A China e o Nepal anunciaram esta terça-feira que o Monte Everest tem 8.848,86 metros de altura, pondo fim a uma discrepância nas medições feitas pelos dois países.

A altura do Monte Everest é de 8.848,86 metros”, disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, num anúncio conjunto, durante uma videoconferência com o homólogo do Nepal, Pradeep Gyawali.

A nova altura oficial é ligeiramente superior à medição anterior realizada pelo Nepal e cerca de quatro metros a mais do que a medição feita antes pela China. A nova altura foi acordada depois de os dois países enviarem agrimensores, os profissionais aptos a demarcar e medir terrenos, para os seus respetivos lados da montanha, nos últimos dois anos.

Havia um debate sobre a altura real do pico e a preocupação de que este tivesse encolhido após um grande terremoto, ocorrido em 2015. Segundo a imprensa internacional, acreditava-se que o Everest tinha uma altura aproximada de 8.848 metros, segundo dados recolhidos pela Índia em 1954.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR