Se tem o Catálogo IKEA com as inspirações para o próximo ano, guarde-o bem porque é o último que vai ter. A gigante sueca de móveis low cost decidiu “virar a página” e acabar com uma tradição de 70 anos. O objetivo é tornar-se “mais digital e acessível” e, por isso, vai concentrar-se na divulgação dos seus produtos online.

Para clientes e colegas de trabalho, o Catálogo IKEA é uma publicação que traz muitas emoções, memórias e alegria. Nestes 70 anos, tem sido um dos nossos produtos mais exclusivos e icónicos, que inspirou milhões de pessoas em todo o mundo. Virar a página com nosso amado catálogo é de facto um processo natural, uma vez que o consumo de media e o comportamento dos clientes mudaram. Para alcançar e interagir com muitas pessoas, continuaremos a inspirar com as nossas soluções de móveis domésticos de novas maneiras ”, lê-se num comunicado da empresa.

O primeiro catálogo do IKEA saiu em 1951, oito anos depois de a empresa ter nascido pelas mãos do jovem Ingvar Kamprad de 17 anos. A capa mostrava a cadeira MK Wing com um selo onde se lia em sueco a mensagem: “Qualidade garantida”. Cerca de 285 mil exemplares com 68 páginas foram impressas e distribuídas pelo sul da Suécia

Em 2016, o catálogo atingiu o seu “pico”: 200 milhões de cópias foram distribuídas em 69 versões diferentes e 32 idiomas para mais de 50 mercados de todo o mundo. A tiragem deste ano, marcada pela pandemia da Covid-19, chegou aos 40 milhões de exemplares.

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À Reuters, Konrad Gruss, diretor executivo do Inter IKEA Systems, afirma que o “número de cópias caiu” e tem-se assistido a um aumento do tráfego do siteaplicações e redes sociais. “O catálogo tornou-se cada vez menos importante”, diz. O fim dos catálogos em papel foi decidido nos últimos meses durante as discussões da edição de 2022.

Para Gruss, no cargo de editor desde junho de 2020 mas um veterano dos quadros do IKEA, esta foi uma decisão difícil e emocionante, uma vez que o catálogo representa uma uma parte da história da empresa. “Isto [o catálogo] foi uma coisa muito importante para nós”, sublinha.

O dinheiro poupado com o fim da impressão do catálogo anual será gasto em marketing digital. No entanto, a empresa está ainda a trabalhar numa publicação mais pequena, focada em fornecer inspiração para móveis.