Marcelo Rebelo de Sousa e Marisa Matias vão dar no sábado, dia 2 de janeiro, o tiro de partida para a maratona de debates entre candidatos às eleições presidenciais de 2021. Ainda sem a grelha de debates formalmente fechada, serão pelo menos 21 frente-a-frente nos primeiros 8 dias de janeiro.
E o Presidente candidato será o primeiro a começar. A 2 de janeiro, na RTP, Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se com Marisa Matias, a candidata do Bloco de Esquerda, para o primeiro debate. Ainda assim, este não é o único que pode ver logo no dia 2 de 2021. O candidato do PCP João Ferreira estará frente a frente com André Ventura, do Chega, nesse mesmo dia, com a transmissão a ficar a cargo da TVI.
O primeiro domingo do ano terá apenas um debate, ao contrário de todos os outros dias em que há lugar sempre a dois confrontos entre candidatos. Marcelo Rebelo de Sousa estará novamente na RTP, frente ao candidato da Iniciativa Liberal Tiago Mayan. No dia seguinte, mais uma vez Marcelo Rebelo de Sousa na televisão, com o candidato do PCP do outro lado. João Ferreira e Marcelo Rebelo de Sousa têm encontro marcado a 4 de janeiro, com transmissão na TVI.
No mesmo dia, as duas mulheres candidatas a Presidente vão debater, com transmissão assegurada pela SIC. Marisa Matias e Ana Gomes estarão na segunda-feira frente a frente. Na terça-feira Marcelo Rebelo de Sousa faz a primeira pausa de debates, com João Ferreira e Ana Gomes a discutirem ideias (RTP) e André Ventura a ter o candidato do Iniciativa Liberal na frente (SIC).
No penúltimo debate de Marcelo Rebelo de Sousa o candidato terá André Ventura sentado à sua frente, com transmissão na SIC, no mesmo dia em que os portugueses vão poder ver João Ferreira e Tiago Mayan a debaterem ideias na RTP.
Quinta e sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa sai dos ecrãs e Marisa Matias enfrenta André Ventura (SIC), Ana Gomes o candidato liberal Tiago Mayan (TVI) — na quinta-feira — já sexta-feira a TVI vai transmitir o debate entre Ana Gomes e André Ventura e o canal público de televisão a troca de ideias entre os candidatos da esquerda Marisa Matias e João Ferreira.
No último dia de debates na televisão já agendados, sábado dia 9 de janeiro, Marcelo Rebelo de Sousa enfrenta a candidata Ana Gomes (RTP) e Marisa Matias Tiago Mayan (SIC).
Feitas as contas, André Ventura é o único candidato que não terá nenhum dos debates transmitidos pela RTP, com três debates a serem transmitidos pela SIC e dois pela TVI, João Ferreira não irá à SIC (dois na RTP e três na TVI) e Marisa Matias não terá nenhum debate transmitido na TVI (três na SIC e dois na RTP). Os restantes três candidatos Marcelo Rebelo de Sousa, Ana Gomes e Tiago Mayan terão debates transmitidos pelos três canais de televisão. Marcelo Rebelo aparecerá mais vezes a debater no canal público de televisão: três debates na RTP, um na SIC e outro na TVI.
“Tino” entra em cena
Depois de muita polémica, Vitorino Silva, também conhecido por “Tino de Rans” acabou por ser incluído na grelha oficial de debates e terá agora seis frente-a-frente transmitidos apenas pela RTP3. Sempre às 22h45, entre 4 e 9 de janeiro.
Tino, que foi candidato nas últimas presidenciais, terá terá também debates no Porto Canal com Marisa Matias (17 de Janeiro), André Ventura (18 de Janeiro), Marcelo Rebelo de Sousa (20 de Janeiro), Ana Gomes (21 de Janeiro), Tiago Mayan Gonçalves (22 de Janeiro) e deverá ter ainda com João Ferreira, que chegou a manifestar publicamente vontade de debater com o candidato, embora não tenha fechado uma data.
No dia 12, às 22h, a RTP irá realizar “um debate com todos os candidatos a partir do Páteo da Galé. Previsto está também um debate com todos os candidatos organizado pelas rádios TSF, Renascença e RDP para dia 18, embora ainda não exista confirmação oficial.