Houve uma barricada natalícia, de um lado estariam os tradicionais bolo-rei e bolo-rainha, o pão-de-ló, os bombons de chocolate (com e sem adição de espirituosas), o tronco de Natal e o italiano panettone, enquanto do outro contratacariam a mais diversas modernices, nomeadamente donuts temáticos, cookies americanas, bolas de Berlim, azeitonas e folhas de chá envolvidas em chocolate e um batalhão de brigadeiros. Felizmente, não há nenhuma guerra e há espaço suficiente para todos, seja em cima da mesa ou no cabaz meticulosamente composto.

Conhecidos por serem o recheio oficial do Natal, os bolos e doces não se deixam intimidar pelo contexto adverso, talvez por o açúcar ser um agente reconfortante necessário, em 2020 mais do que em qualquer outro ano. Se o bolo-rei (ou a sua versão menos colorido, o bolo-rainha) continua a ser soberano, outros bolos secos espreitam em busca de protagonismo. Há novos negócios a inovar na forma como adoçam o Natal.

Para uns e para outros, em plena pandemia, o segredo é só um: encomendar ou reservar primeiro, que não estamos em tempo de filas. Tome nota destas 25 sugestões.

Bolo-rainha com folhas de ouro no The Oitavos

Rua de Oitavos, Cascais. Encomendas através de pastry@theoitavos.com ou do 21 486 0606

Joaquim Sousa é um chef pasteleiro que não olha a matérias-primas na hora de dar brilho às suas criações, em particular, às especialidades natalícias. Desta vez, da cozinha do hotel The Oitavos saiu um bolo-rainha que, entre pistacho, figos e framboesas, é decorado com folha de ouro comestível. Mas esta joia da coroa convoca outros ingredientes: massa de bolo lêvedo, um sortido de frutos secos e uma combinação secreta de bebidas licorosas e especiarias. O bolo está disponível para encomenda até 6 de janeiro, pesa cerca e um quilo e custa 35 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© The Oitavos

Berliner do Almeja

Rua Fernandes Tomás, 819, Porto. Encomendas através de geral@almejaporto.com e do 22 203 8120

Doce ou salgado, o berliner é a especialidade deste restaurante. Escusado será dizer que, por estes dias, as opções pendem mais para o lado do açúcar. Sob encomenda e com especial saída às sextas-feiras e sábados, o Almeja faz novas experiências no que toca ao recheio e à cobertura deste doce tradicional alemão, do qual deriva a bola de Berlim portuguesa. Os sabores mudam todas as semanas. Nesta, o recheio de red velvet e a cobertura de creme de queijo faz as delícias dos portuenses. Na próxima, espera-se uma receita à base de abóbora e citrinos, a lembrar que o Natal está mesmo aí à porta. Custam 3 euros (unidade) e recomenda-se a encomenda prévia. Disponível para takeaway e entregas.

© Almeja

Chocolate Preto com Flor de Sal do Algarve

À venda na loja online da Nau do Cacau

Para quem o biológico é ponto assente e critério de admissão obrigatório, seja à mesa ou na lista de presentes para oferecer, esta proposta da Nau do Cacau cumpre com os requisitos, incluindo com os do paladar, sobretudo para os apreciadores de chocolates mais amargos. Com uma concentração de cacau na ordem dos 80%, a esta matéria-prima vinda de longe (do Equador), junta-se a flor de sal algarvia. Custa 4,80 euros e está ainda disponível no Celeiro e no El Corte Inglés.

© Nau do Cacau

Estrela de Natal d’O Melhor Croissant da Minha Rua

À venda nas lojas O Melhor Croissant da Minha Rua

Pode não ser a proposta gastronómica que mais associamos à quadra natalícia, mas no que depender desta cadeia, que já soma 12 lojas entre Lisboa e Setúbal, serão feitas as adaptações necessárias para que o croissant tenha lugar na mesa ou no cabaz de Natal. O bolo croissant já está a sair e é uma versão especial dos tradicionais bolo-rei e bolo-rainha. A oferta não fica por aqui — existe uma Estrela de Natal que segue a mesma receita, ora com fruta cristalizada, ora com frutos secos. As especialidades ficam disponíveis até 6 de janeiro e custam 10 euros — 25 euros, no caso deste último.

© O Melhor Croissant da Minha Rua

Brigadeiro em pote da Brigadeirando

Lx Factory, Lisboa. À venda também na loja online

Os brigadeiros não serão o mais tradicional dos doces natalícios, pelo menos não deste lado do Atlântico, mas uma vez tão à mão de semear, porque não? A Brigadeirando preparou uma carta para lá de completa para o Natal de 2020. Inclui bolos para devorar com os olhos, tabletes de chocolate que dá pena comer, bolachas temáticas e estes boiões para quem não se importa de dispensar as habituais bolinhas e de comer os brigadeiros à colher. O sortido traz três sabores — o tradicional com pepitas de chocolate de leite, de lima com framboesa e de chocolate branco com pistacho. Custa 18 euros, sem portes de envio.

© Brigadeirando

Bolo Rainha Reserve do Choupana Caffe

Avenida da República, 25A, Lisboa. Disponível da UberEats e na Bolt Food. Encomendas via 91 224 3170 (WhatsApp)

Este ano, o bolo-rainha do Choupana Caffe é uma versão melhorada. Em quê? Quer os frutos secos usados, quer as bebidas que entram na confeção do bolo foram selecionadas de forma a incluir apenas ingredientes de elevada qualidade e edições de reserva. Está disponível em dois tamanhos: 450 gramas e um quilo. Custam 12 e 28 euros, respetivamente.

© Choupana Caffe

Pão-de-ló de Alfeizerão

Largo do Pão de Ló, 3, Alcobaça. Encomendas através de Pão de Ló em Casa

É desta freguesia do concelho de Alcobaça que chega um dos pães-de-ló mais apreciados do país. Acredita-se que a receita teve origem no Mosteiro de Santa Maria de Coz, onde a Ordem de Cister se instalou no século XIII. O certo é que a iguaria pôs Alfeizerão no mapa e agora a Casa do Pão de Ló leva-a até à mesa dos lisboetas. Para este Natal, a empresa, que desde 1925 se dedica à produção deste bolo, criou uma plataforma para garantir o serviço de entregas em encomendas de valor igual ou superior a 20 euros, o preço do pão-de-ló de tamanho grande. Existe ainda numa versão média e pequena que custam 15 e 10 euros, respetivamente.

© Casa do Pão de Ló

Bola de Natal da Arcádia

Nas lojas do Porto e Lisboa e online

São da Arcádia alguns dos clássicos chocolateiros portugueses, sobretudo em época natalícia — os azevinhos, as línguas de gato, o sortido, as sardinhas e as bolas de Natal recheadas de pequenos bombons, ora de chocolate negro, ora de chocolate de leite. Estão disponíveis em dois tamanhos: 100 e 120 gramas. Custam 7,50 e 9,50 euros, respetivamente.

© Arcádia

Bolo-rainha do Guincho

Estrada do Guincho, Cascais. Encomendas através da loja online

À primeira vista, é uma mistura do tradicional bolo-rainha português com o panettone italiano. Cortesia do chef Gil Fernandes e da sua cozinha no restaurante Fortaleza do Guincho. É lá que, por estes dias, são preparadas várias iguarias — doces e salgadas — para celebrar a quadra. O bolo-rainha do Guincho é a estrela, mas não é a única. Há biscoitos caseiros, bolachas de gengibre e um bolo de mel e frutos secos. Os preços vão dos 2,50 euros aos 16 euros, no caso do bolo-rainha. Serviço de entregas disponível no concelho de Cascais.

© Fortaleza do Guincho

Tronco de Natal da Salamaria

Lx Factory, Lisboa. À venda também na loja online

Numa casa que se dedica única e exclusivamente aos salames, o Natal não poderia ser exceção. A festividade serviu de pretexto para explorar as semelhanças entre este doce e o tradicional tronco natalício. Disponível em duas versões — com cobertura de chocolate de leite e de chocolate branco. Quanto ao recheio, a indecisão será bem maior. Há frutos secos, goiabada, tarte de limão, red velvet, Ferrero, figo e nozes, M&Ms e ainda uma opção vegana. Os preços variam entre os 25 e os 35 euros.

© Salamaria

Bolo-rei da Confeitaria Nacional

Praça da Figueira, 18B, Lisboa. Encomendas também através de lojapcfigueira@confeitarianacional.com ou do 21 342 4470

Ano após ano, este é um dos destinos de romaria para quem procura o melhor bolo-rei. Afinal, a receita é histórica. Com quase 200 anos de história, a Confeitaria Nacional retomou a tradição e reabriu oficialmente a época deste bolo, que lidera a quadra, ora sobre a mesa, ora em generosas ofertas. Custa 19,90 euros o quilo. A lata é opcional, custa 1,95 euros.

© Confeitaria Nacional

Matcha da Feitoria do Cacao

À venda na loja online

Esta tablete resulta da colaboração entre dois projetos que, apesar de nascidos no século XXI, abraçaram os processos artesanais. Com o chá verde cultivado pela Chá Camélia e o cacau (neste caso manteiga de cacau) usado pela Feitoria do Cacao, nasce uma guloseima de tom esverdeado que alia a doçura do chocolate branco ao travo fresco deste chá japonês. Custa 6,50 euros.

© Feitoria do Cacao

Especiais de Natal da Brigadeiro Gourmet Lx

Encomendas via Instagram e Facebook

Acabados de aterrar em Lisboa, vindos diretamente de Windsor, no Reino Unido, estes brigadeiros seguem uma receita de família com origem no estado brasileiro de Rio Grande do Sul. Os sabores fogem aos que habitualmente provamos — noz, churros, limão, pistacho e coco, entre outros. Por estes dias, as pequenas esferas doces têm direito a decorações sazonais. O menu estende-se com outras especialidades, do bolo vulcão (é mesmo como soa) aos brownies e cookies. Uma pequena caixa de quatro brigadeiros custa cinco euros. As caixas maiores vão das 12 às 50 unidades, com preços entre 16,30 e 67,50 euros, respetivamente.

© Brigadeiro Gourmet Lx

Bolo-rei da Confeitaria Petúlia

Rua de Júlio Dinis, 775, Porto. Encomendas através do 22 606 6181

O Natal já começou na Petúlia, uma paragem obrigatória para todos os que, no Porto, procuram a melhor forma de adoçar as festividades. Há 48 anos que esta confeitaria eleva fasquia dos doces natalícios e a estrela é, se dúvida, o bolo-rei, disponível em dois tamanhos: 1,3 e 1,7 Kg, a 22 e a 29 euros, respetivamente. As portas estão abertas, mesmo em contexto de pandemia, mas aconselha-se a encomenda. Num ano de exceção, a Petúlia também faz entregas.

© Luminous Photography

Rebuçados de Ovo de Portalegre

À venda n’A Vida Portuguesa

A lista de ingredientes é fácil de decorar: açúcar e gema de ovo. O mesmo grau de certeza não se verifica quando o assunto é a origem desta receita portuguesa. Algures entre o Convento de São Bernardo de Portalegre e a vila de Nisa, este rebuçados nasceram no Alto Alentejo, onde são feitos ainda hoje e de onde saem para adoçar a boca ao resto do país. São vendidos em latas de seis e de dez unidades. Custam 10,20 e 16,50 euros, respetivamente.

© A Vida Portuguesa

Panettone da Gleba

Rua Maria Pia, 2-4, Lisboa. Encomendas online ou através da Glovo

É um clássico importado, mas que já tem lugar cativo em muitas mesas portuguesas. Esta versão italiana do nosso bolo-rei é produzida pela Gleba seguindo as práticas da casa no que toca à fermentação lenta. Neste caso, são 36 horas e uma lista de ingredientes exclusivamente portugueses para chegar ao miolo macio e húmido, com laranjada confitada e passas pelo meio, que caracteriza este bolo tradicional. Custa 22,99 euros. Reservas e encomendas também através do 96 606 4697.

© Gleba

Especiais da Crush Doughnuts

Avenida António Augusto de Aguiar, 140E, Lisboa

O Natal também é feito de novos clássicos e estes donuts doces e anafados, já bastante populares em toda a cidade, vestiram-se a rigor para a época. Uma árvore de Natal (com recheio de caramelo), um boneco de neve (com creme de baunilha e geleia de framboesa) e um boneco de gengibre (sabor a gingerbread) são as personagens escolhidas pela Crush Doughnuts para assinalar a quadra. As encomendas podem ser feitas através do 21 163 4835. Custam 5,95 euros (unidade).

© Crush Doughnuts

Brigadeiros de aletria da Brigadeiria do Porto

Rua da Torrinha, 141, Porto. Encomendas através de encomendasbrigadeiria@gmail.com e do 91 664 9275 (WhatsApp)

Através dos brigadeiros, este novo negócio da invicta recupera os sabores de algumas sobremesas icónicas portuguesas. A aletria é uma delas, uma edição especial a pensar nas festas de 2020, mas também os há com sabor a pastel de nata, baba de camelo e leite-creme. Notas de Natal para o palato de familiares e amigos. Além das pequenas bolinhas, a Brigadeiria do Porto tem uma extensa lista de bolos, daqueles que a vista também come. Os brigadeiros são vendidos em caixas, que vão das 12 às 24 unidades. Os preços variam entre 14 e 28 euros.

© Brigadeiria do Porto

Azeitonas confitadas com chocolate negro da Mestre Cacau

À venda na loja da marca, em Beja, e na Mercearia Criativa, em Lisboa

O conhecimento do chocolate — mais precisamente do fruto do qual deriva, o cacau — levou esta marca alentejana a cruzá-lo com os ingredientes mais inesperados, entre eles a azeitona. Considerado um produto estrela do catálogo da Mestre Cacau, as azeitonas confitadas cobertas de chocolate negro 60% contam ainda com um recheio de gengibre confitado. No final, são pequenos bombons de sabor surpreendente. Custam 7,20 euros.

© Mestre Cacau

Bolo-rei de Alvarinho

À venda na confeitaria A Colonial, em Barcelos, e no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia

Eis outro ingrediente estranho à tradição doceira desta época do ano, o vinho verde. Em Barcelos, a famosa confeitaria A Colonial elaborou uma receita que deixa brilhar a casta Alvarinho através do Muros de Melgaço 2018. O resultado é um bolo-rei de massa tradicional, recheado com uma geleia conseguida a partir do vinho e com uma mousse de chocolate branco. Custa 16 euros o quilo.

© Ernesto Fonseca

Cookies do Essencial

Rua da Rosa, 176, Lisboa. Encomendas através de info@essencialrestaurante.pt e do 21 157 3713

É sob a batuta de André Lança Cordeiro que o Essencial prepara a ementa natalícia. No campeonato dos doces, por entre adaptações de especialidades francesas, saltam a vista as modestas bolachas, que honram a mais típica receita de cookie americana. Modestas como quem diz, porque estas são de chocolate e avelã e ainda levam caramelo salgado, só para matar qualquer réstia de esperança em degustar algo moderadamente doce. Vendem-se aos trios e custam 12 euros.

© Essencial

Bolo-rei The Chocolate by Penha Longa

Estrada da Lagoa Azul, Sintra. Encomendas através de restaurants@penhalonga.com

Não há nenhuma receita, por mais clássica que seja, que não possa ser reinventada. Prova disso é que, para o Natal de 2020, o chef pasteleiro Francisco Siopa e a sua equipa criaram um bolo-rei que privilegia um ingrediente inusitado (pelo menos neste contexto), o chocolate. Tirando partido da marca da casa, a The Chocolate by Penha Longa, o novo bolo de Natal convoca outros ingredientes: o malte, o vinagre balsâmico português, pepitas de cacau e nozes e avelãs no topo, cobertas por ouro em pó. Damascos caramelizados, sultanas, arandos marinados em licores e bagas goji substituem as tradicionais frutas cristalizadas. Está disponível por encomenda até 6 de janeiro. Custa 35 euros.

© Penha Longa

Tronco exótico do Ritz Four Seasons

Rua Rodrigo da Fonseca, 88, Lisboa. Encomendas através de ritz.delicatessen@fourseasons.com ou do 21 381 1418

Na hora de aliar sabor e impacto visual, é difícil competir com o hotel cujo nome se confunde com a própria ideia de luxo. Da cozinha do Ritz Four Seasons, em Lisboa, sai um tronco de Natal, oportunamente batizado de exótico pelo o autor, o chef de pastelaria Fabian Nguyen. Não é por acaso que, em vez do tradicional castanho, este bolo se apresenta predominantemente branco. A base é de dacquoise de coco com mousse de chocolate branco e lima, panacotta de coco, ananás e coentros. Custa 50 euros.

© Ritz Four Seasons

Bolo Príncipe da Costa Vicentina

À venda na Pão do Rogil, em Aljezur e online, e na Mercearia Criativa

É o segredo mais bem guardado do Rogil, uma vila do concelho de Aljezur. Na região chega mesmo a competir, em termos de protagonismo, com o soberano bolo-rei. Os atrativos, além do aspeto, explicam-se através da simples lista de ingredientes: batata-doce (de Aljezur, claro), amêndoa (entre outros frutos secos) e fios de ovos. Quem está familiarizado com este bolo à mesa aconselha a acompanhá-lo com espumante. Custa 24 euros o quilo (entre 8 e 10 euros a unidade).

© Pão do Rogil

Trufas de Gin Ventozelo

À venda na loja online da Maria Chocolate

Dos socalcos do Douro para a chocolateria, esta mistura improvável começa na Quinta do Ventozelo, em São João da Pesqueira. É lá que é feito o Gin de Ventozelo, uma mistura de espécies botânicas macerada em álcool vínico, obtido na destilação dos vinhos da quinta. A Maria Chocolate aplicou a velha tradição de juntar vinho do Porto aos bombons e criou uma edição especial de trufas recheadas com gin. Uma lata custa 10 euros.

© Maria Chocolate