O Governo avançou, esta quinta-feira, que irá dar início à vacinação contra a Covid-19 entre 27 e 29 de dezembro. As primeiras pessoas a serem vacinadas serão os profissionais de saúde que estão na primeira linha no combate ao novo coronavírus, sendo que dentro desse subgrupo terão prioridades os profissionais que estejam em maior risco de contraírem a doença, como os que trabalham em unidades de cuidados intensivos, em serviços de urgência, nas área dedicadas para doentes respiratórios (ADR) e em unidades onde há maior risco de contacto com doentes possivelmente infetados e de libertação de aerossóis.
Estas informações foram referidas pela ministra da Saúde, Marta Temido, após uma reunião de trabalho sobre o Plano de Vacinação contra a Covid-19, onde estiveram presentes, além da governante, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, e Francisco Ramos, coordenador da task force criada para a elaboração deste documento. O primeiro-ministro António Costa esteve presente por videoconferência, uma vez que se encontra em isolamento profilático após ter estado com o presidente francês, Emmanuel Macron, que esta quinta-feira testou positivo para o novo coronavírus.
António Costa em isolamento depois de encontro com Emmanuel Macron
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.