Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Há 201 concelhos em Portugal continental que se encontram na lista de risco elevado para a transmissão do SARS-CoV-2. Destes, 139 estão nos níveis de risco muito elevado ou extremo, os que têm as medidas mais restritivas. Dos 278 concelhos no continente, 77 têm risco moderado — ou seja, menos de 240 casos por 100 mil habitantes nos 14 dias que antecederam a avaliação — e só estão sujeitos às medidas de contenção gerais.

As restrições para o próximo estado de emergência, que tem início à meia-noite de dia 24 de dezembro e dura até às 23h59 do 7 de janeiro, são semelhantes às que já estão em vigor com duas grandes exceções: o Natal, que vai permitir as viagens e o encontro das famílias, e o Ano Novo, que vai ter medidas mais restritivas do que foi anunciado a 5 de dezembro. As permissões e restrições nestes dois momentos valem de igual forma para todos os concelhos do país.

Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.