Há duas maneiras mais usuais de começar um encontro de futebol. Ou melhor, três: há equipas que preferem ir pelo tradicional toque para trás fazendo circular a bola até à defesa, há equipas que gostam de arriscar os pontapés longos para uma das laterais como se fosse o início de um jogo de râguebi e há cada vez mais equipas que querem assumir a posse logo no meio-campo adversário. Este domingo, o AC Milan arriscou uma quarta via, uma evolução em relação à terceira hipótese onde em vez de ter bola no reduto contrário na paralela consegue fazê-lo de forma vertical. Correu bem. Melhor era impossível. E assim se fez história esta tarde na Serie A e nas cinco principais ligas europeias, como viria poucos minutos depois a ser confirmado em termos oficiais.

Rafael Leão, internacional Sub-21 de 21 anos que chegou ao conjunto rossoneri na última temporada, recebeu ainda fora da área, avançou sem medo numa diagonal, ajeitou a bola e atirou de pé direito sem hipóteses para Consigli, guarda-redes do Sassuolo que tem sido uma das melhores equipas transalpinas esta época. Tudo em menos de sete segundos (6,7), naquele que é um recorde no Campeonato italiano e que foi conseguido por um jogador português que durante a semana foi falado mas por outros motivos que não os melhores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No seguimento da decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), que condenou o jogador a pagar ao Sporting 16,5 milhões de euros pela rescisão unilateral de contrato em 2018 mais 1,4 milhões de juros (e o Sporting a pagar 40 mil euros pela prática de assédio moral ao jogador), os leões avançaram com uma ação de execução que teve já duas penhoras feitas em Portugal, no valor total a rondar os 37 mil euros. Já foram também citadas moradas do jogador em França, onde jogou no Lille, e em Itália, onde atua agora, além de eventuais prémios que possa vir a receber da Federação. O avançado também já interpôs um pedido de anulação da sentença, sendo que, por se tratar de uma decisão tomada pelo TAD, não tem efeito suspensivo sobre a sanção que foi aplicada. O Observador revelou o teor do acórdão ainda no mês de março, numa história com vários capítulos até a saída ser mesmo consumada.

Tribunal Arbitral de Desporto decide a favor do Sporting: Rafael Leão tem de pagar 16,5 milhões pela rescisão

Se não fosse uma entrega de pizzas, Leão podia estar em Alvalade – o Acórdão do TAD que obriga o jogador a pagar 16,5 milhões ao Sporting

Em relação ao jogo, naquela que seria uma das deslocações mais complicadas até ao momento, o AC Milan reforçou a liderança na Serie A com um triunfo fora por 2-1. Depois do golo de Rafael Leão, o belga Alexis Saelemaekers fez o segundo ainda na primeira meia hora do encontro (26′) e o máximo que os visitados conseguiram foi reduzir a desvantagem a um minuto do final pelo inevitável Domenico Berardi. Naquele que foi o nono jogo no Campeonato (e terceiro golo, que soma ainda mais um na Liga Europa), o avançado português contribuiu de forma direta para a nona vitória em 13 jogos do AC Milan, que mesmo sem o lesionado Zlatan Ibrahimovic mantém o primeiro lugar com mais um ponto do que o rival Inter e mais quatro do que a campeã Juventus.

“Não tinha noção do recorde. A verdade é que este tipo de jogada já fazemos há alguns jogos mas algumas defesas fecham melhor. Neste jogo, o meu colega conseguiu encontrar o espaço, meteu-me a bola perfeita para concretizar. No final do jogo é que me disseram que foi um recorde mas tenho de agradecer à minha equipa porque sem eles não conseguiria este feito e tenho de continuar a procurar mais”, contou Rafael Leão, em declarações ao canal 11, antes de falar também do bom momento que o AC Milan atravessa e da relação com Ibrahimovic: “É como digo sempre, é como um irmão mais velho. Tem muita experiência, é um jogador de nível mundial, que já passou por grandes clubes. Mesmo para nós jovens, que a nossa equipa é muito jovem, é um exemplo e tentamos melhorar e ouvir aquilo que ele tem para nos dizer porque com ele podemos melhorar em muita coisa”.