Madonna utilizou o Instagram para alertar os seus seguidores sobre as novas políticas de privacidade daquela rede social. Num vídeo partilhado no domingo, a cantora de 62 anos acusa Mark Zuckerberg, que detém o Instagram, de querer espiar os utilizadores.

“As novas políticas de cibervigilância do Instagram permitem que Mark Zuckerberg vos espie e às vossas famílias, roube os vossos segredos mais íntimos e controle a vossa obediência aos desígnios do governo em todos os vossos equipamentos — incluindo a televisão — e venda os vossos dados ao governo e à indústria ou vos puna por desobediência”, disse a cantora no vídeo. Madonna acusa ainda Zuckerberg de ter uma postura ditatorial. “Isto é assustador (…) A ditadura começou”, remata.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O comentário de Madonna surge numa altura em que vários utilizadores do Instagram se mostraram preocupados com a nova política desta rede social, em vigor desde domingo, que alegadamente permite que a plataforma exclua conteúdo sexualmente sugestivo.

Na semana passada o Instagram tentou clarificar a nova política, esclarecendo que os termos de utilização em causa “têm levado a alguma confusão” e sido interpretados como um ataque aos trabalhadores da indústria do sexo. “Queremos assegurar a nossa comunidade que não é verdade e que nada vai mudar” na forma como as políticas de privacidade são aplicadas.

Apesar das acusações, Madonna continua a utilizar a rede social, onde soma mais de 15 milhões de seguidores.