Seria uma oração que provavelmente passaria despercebida não fosse a forma como terminou. O pastor e congressista democrata Emanuel Cleaver está no centro de uma polémica depois de ter encerrado a oração de abertura do 117.º Congresso no passado domingo com as palavras “amen e awoman”, numa tentativa de ser neutro em termos de género.

Pedimos em nome do Deus monoteísta. Deus conhecido por muitos nomes e por muitas crenças diferentes. Amen e awoman [amulher, em inglês]”, disse Cleaver, segundo escreve o Independent.

No Twitter, o congressista partilhou o vídeo da sua oração e o seu tweet tornou-se o ponto de partida para que várias críticas fossem feitas por utilizadores destas rede social. Alguns deles republicanos que deixaram duras críticas, lembrando que a palavra “ámen” tem um género feminino ou masculino, mas significa “assim seja” em latim. 

O congressista republicano pela Pensilvânia, Guy Reschenthaler, foi um dos que recorreu precisamente ao Twitter para lembrar isso mesmo: “Ámen é a palavra em latim para ‘que assim seja’. Não é uma palavra com género [men em inglês significa homem]”. “Infelizmente, os fatos são irrelevantes para os [Democratas] Progressistas. Inacreditável”, escreveu ainda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também o ator e comediante norte-americano Matt Walsh também criticou a forma como o congressista terminou a oração. No Twitter, lembrou que “ámen é uma palavra latina que significa ‘verdadeiramente’ ou ‘assim seja’”. “Amulher é uma palavra sem sentido que não significa nada“, escreveu ainda defendendo que “os democratas encontram uma maneira de tornar tudo estúpido e sem sentido”. “Palhaços completos. Todos eles”, rematou.