A Câmara de Sintra anunciou esta quarta-feira que aumentou a capacidade de testagem no concelho ao colocar em funcionamento mais um centro de rastreio móvel à Covid-19, em modelo drive thru, localizado em Agualva-Cacém.

Em comunicado, a autarquia explica que a instalação deste centro, que resulta de um protocolo celebrado entre a autarquia e a Unilabs, vai permitir aumentar a capacidade de testagem e “possibilitar um maior controlo da situação epidemiológica”.

Citado na nota, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, refere que “o município de Sintra encontra-se mobilizado para a implementação de medidas sociais que sejam necessárias ao combate da pandemia” de Covid-19.

“O município tem vindo a desenvolver uma estratégia alargada de testagem, em especial dos profissionais da primeira linha de intervenção e dos utilizadores e trabalhadores de equipamentos de utilização coletiva”, salienta o autarca.

A Câmara de Sintra considera que, no atual contexto de aumento significativo do número de novos casos de Covid-19, “é importante alargar e facilitar ainda mais o acesso à realização de testes por parte da população geral numa perspetiva preventiva, permitindo a identificação e combate das cadeias de propagação do vírus”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A instalação do novo centro alarga a capacidade de testagem no concelho, onde existe já uma rede de locais de realização de testes de várias entidades com as quais a autarquia coopera, nomeadamente a Cintramédica, Germano de Sousa e Joaquim Chaves.

O novo centro de testes encontra-se instalado no parque de estacionamento da Avenida Miguel Freire da Cruz e Rua de Cabo Verde, no Cacém, funcionando todos os dias, entre as 09h00 e as 18h00.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.012 pessoas dos 653.878 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.