Hospitais sobrelotados, filas de ambulâncias, falta de profissionais de saúde. Este é o retrato que a CNN traça do país com o maior número de mortes e maior número de casos diários de Covid-19 por milhão de habitantes.

As dificuldades que Portugal atravessa no combate à terceira vaga da pandemia de Covid-19 foram alvo de destaque na estação de televisão norte-americana, que visitou o Hospital de Cascais e captou imagens de uma unidade de cuidados intensivos. “Paciente após paciente luta para conseguir respirar, pela vida em si mesmo”, relata a repórter Alicia Wallace.

Apesar de destacar que Portugal teve uma boa resposta à primeira vaga, a jornalista sinaliza que os efeitos da terceira vaga no país são “enormes”.  “Os hospitais estão sobrecarregados e perto do limite” e os “profissionais de saúde estão exaustos”, aponta a repórter da CNN, que recolhe os testemunhos “alarmantes” de Dulce Gonçalves, enfermeira-chefe, e Nuno Côrte-Real, diretor-clínico, ambos do Hospital de Cascais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Enormes complexos militares e até cantinas estão a ser transformados em hospitais de campanha”, salienta Alicia Wallace. A jornalista também menciona as filas de ambulâncias à porta do Hospital Santa Maria, nas quais “vários pacientes esperam pela triagem”.

A repórter da CNN entrevista ainda Gustavo Carona. O médico intensivista e anestesista do Hospital Pedro Hispano aponta a falta de pessoal médico, indicando que “não se conseguem encontrar médicos especialistas em máquinas de venda automáticas”. 

Em termos políticos, a repórter aproveita para citar “as medidas de relaxamento que ocorreram no Natal, que permitiram que as pessoas se juntassem” como possível justificação para o aumento de casos.