A Amazon, gigante multinacional de vendas online, vai deixar de ter Jeff Bezos na liderança do dia-a-dia da empresa a partir do verão. O empresário deixa de ser presidente executivo aos 57 anos, mantendo-se, no entanto, como ‘chairman’, anuncia a Amazon. Andy Jassy, que até aqui liderava a Amazon Web Services — a divisão de computação em nuvem — será o novo presidente executivo da empresa.

“De momento, vejo a Amazon no seu estado mais criativo de todos os tempos, tornando-se no momento ideal para esta transição”, justificou Bezos em comunicado. O empresário diz que a Amazon está a tirar os proveitos da invenção. “Se for bem feito, alguns anos depois de uma invenção surpreendente, a invenção tornou-se normal, as pessoas bocejam. Esse bocejo é o maior elogio que um inventor pode receber. Quando olham para nossos resultados financeiros, o que realmente veem são os resultados cumulativos a longo prazo da invenção”.

Comissão Europeia acusa Amazon de violar lei da concorrência. Jeff Bezos poderá ter de pagar 28 mil milhões

O New York Times recorda que Bezos já se tinha afastado de grande parte do negócio corrente ao longo dos anos, mas que a pandemia obrigou-o a voltar.

O empresário, que acumula uma fortuna pessoal de 185 mil milhões de dólares (75% do PIB português), deixa a liderança da Amazon, numa altura em que a multinacional teve um crescimento de 44% no volume de negócios no quarto trimestre do ano passado (para um recorde de 125 mil milhões de dólares) e um lucro de 7,2 mil milhões de dólares nesse período, mais do dobro do que tinha conseguido nos mesmos três meses do ano anterior (3,3 mil milhões) — e o equivalente, grosso modo, ao dinheiro que o Tesouro português desembolsa em juros da dívida ao longo de todo o ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR