Um jovem russo, vlogger de ocupação, publicou um vídeo em que visitou um concessionário da Porsche e, após espreitar a maioria dos modelos expostos, centrou a sua atenção num Taycan Turbo S, o mais potente dos eléctricos da marca. Depois de dar a volta ao carro, testar a abertura da tomada de recarga e soprar o logo do modelo, Mikhail Litvin sentou-se ao volante. De seguida, deverá ter ligado a berlina eléctrica e, talvez para ouvir o “roncar” dos motores eléctricos, pressionou o acelerador. Como seria de esperar, o Porsche saiu disparado… pela janela do stand.
Litvin não é um estreante em vídeos destinados a tornarem-se virais, que é sinónimo de sucesso para muitos e de patético para muitos outros. Em finais de 2020, pegou no seu Mercedes AMG GT 63 S de quatro portas, que apresentava uns defeitos que o concessionário não conseguia resolver, incendiou-o e publicou o vídeo sobre o gigantesco barbecue. As imagens, que lhe custariam “só” 220 mil euros, caso habitasse em Portugal, foram um sucesso (21,5 milhões de visualizações) para os seus 5 milhões de seguidores, num universo em que o que interessa é conseguir cliques.
Apenas quatro meses depois do episódio do AMG GT 63 S que se esvaiu em fumo, os fãs aguardavam ansiosamente o “enriquecedor” tema do próximo vídeo do vlogger, pois este poderia decidir saltar sem pára-quedas do topo do Kremlin, por exemplo, na ânsia de voltar a fazer um vídeo viral para as redes sociais. Mas Litvin surpreendeu-os com uma visita ao concessionário local da Porsche, de onde saiu pela janela em vez de pela porta, como fazem os clientes que não são estrelas.
Ao que parece, segundo os media russos, no início do vídeo surgem três personagens (mal) disfarçados, que representam Estaline, Lenine e Putin, e se os dois primeiros não estão em condições de se vingar, o terceiro é conhecido por lidar mal com críticas e parvoíces. Mas tudo isto pode não passar de uma encenação, como o próprio incidente em si mesmo, pois os media locais afirmam que o Taycan foi mesmo adquirido por Litvin, que negociou com a Porsche levantar o seu veículo desta forma, responsabilizando-se por todas as despesas que daí resultassem, porque vale tudo por uma mão cheia de cliques.
E este nem é o único russo capaz das maiores tropelias para ser popular nas redes sociais, pois um dos seus rivais em busca de uns minutos de fama já atirou um Mercedes Classe G de um helicóptero.