Não há muitos jipes que despertem nos clientes uma sensação da aventura associada a incursões por locais raramente visitados, como os Defender que animavam as edições do Camel Trophy, a competição que se realizou entre 1980 e o ano 2000. Daí que a Land Rover tenha decidido produzir uma série especial do modelo, limitada a somente 25 unidades, todas elas novas a estrear.

Os jipes em causa não podem ser produzidos na fábrica que monta os novos Defender, por se tratarem de veículos diferentes em matéria de chassi e de método de montagem. A responsabilidade da sua produção recai, assim, na Land Rover Classic, a divisão responsável pela recuperação de veículos antigos, com valor histórico ou pessoal, que por vezes ali chegam em tão mau estado que necessitam de uma reconstrução geral.

Os novos Defender Camel Trophy (denominados apenas Defender Trophy, por motivos comerciais) recorrem a peças originais, do chassi de longarinas aos painéis da carroçaria em alumínio, passando pelos bancos, revestimentos e vidros.

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Apenas disponível na versão de cinco portas, os conhecidos 110, como acontecia nos Camel Trophy oficiais, os novos Defender montam exclusivamente o motor 5.0 V8 atmosférico, com 405 cv. Esta unidade surge associada a uma caixa automática de oito velocidades fabricada pela ZF e para que os condutores não excedam o potencial do chassi – esta versão do jipe pode atingir 171 km/h e os 97 km/h em apenas 5,6 segundos –, os modelos irão recorrer a sistemas de travagem melhorados e a tecnologias para melhorar a estabilidade e o comportamento em qualquer tipo de piso.

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Para coleccionadores. Defender Works V8 com 405 cv

O tejadilho típico do Campel Trophy foi mantido, que serve igualmente de protecção em caso de capotamento, bem como o guincho, jantes em ferro, protecções inferiores, admissão por “snorkel” para atravessar pequenos ribeiros e pneus de lama, além da tradicional pintura da marca de tabaco Camel.

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No interior, o destaque vai para os bancos desportivos Recaro e o revestimento em pele Windsor com pespontos a amarelo. A caixa automática moderna permite uma alavanca da caixa mais pequena e em alumínio.

Os 25 Defender Camel Trophy serão comercializados por 220.000€, em Inglaterra, mais algum em Portugal devido aos impostos adicionais. E se bem que o modelo original seja o 110 de cinco portas, é possível encomendar o 90, mais curto e com apenas três portas.